Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Pacote office ou microsoft 365

Bom dia pessoal...Tudo bem?

Queria saber de vocês por exemplo no office ou no microsoft 365, quais configurações são mais necessárias e mais vistas dentro desse ecossistema...coisa de suporte mesmo...

Vou dar um exemplo, O cliente pediu o pacote pt-br, pois ele não queria o pt-pt...e para isso precisei entender que o office pirata estava bloqueando o acesso ao pacote pt-br, pois até então ele só aceitava o pacote pt-pt, para resolver essa questão precisei instalar o windows original.

Outra questão, alguém reclamou que o office estava salvando tudo automaticamente nos sistemas de armazenamento geral da empresa (one drive, sharepoint,..), eu precisei desmarcar uma opção de salvamento automatico que tem no office. Ele queria não atrapalhar os arquivos centrais...

Outra questão que me pediram...o office de um cliente travava direto, e o lider técnico informou (depois de eu ter feito um monte de coisas...) que eram os plugins do office que estavam todos ativos...

Sinto uma carência de conhecimento nessa parte do mercado de cursos na internet, ou poço não ter achando algo do tipo ainda, se tiverem cursos que vocês possam me indicar a respeito eu agradeço...

PS.: a documentaçao da microsoft é muito pesada...e parece que nunca acho a solução de nada naquilo...

2 respostas

Olá, tudo bem?

Que experiência rica você trouxe aqui!

Você tocou num ponto real: a documentação da Microsoft é densa e muitas vezes está fragmentada em mil páginas diferentes, o que dificulta achar a solução rápida.

Algumas dicas de como navegar melhor por isso:

Para encontrar soluções mais rápido na documentação Microsoft, ao invés de navegar pelo menu, use a busca do Google com o termo exato do problema mais "site:learn.microsoft.com". Por exemplo: office plugins desempenho site:learn.microsoft.com. Tende a chegar direto no ponto.

Sobre os cenários que você mencionou, os três têm um ponto em comum: são configurações que o próprio Office expõe, mas que dependem de entender a arquitetura por trás. O caso do idioma envolve entender como o Office valida licença e pacotes de idioma via servidores da Microsoft (daí o pirata bloquear). O autosave é uma opção global dentro de Arquivo > Opções > Salvar. E os plugins ficam em Arquivo > Opções > Suplementos, onde dá para desativar ou gerenciar um a um.

Para desenvolver esse conhecimento de forma mais sistemática, o caminho que funciona bem para suporte é montar uma base de casos reais: cada problema que você resolve, anota o sintoma, a causa e a solução. Com o tempo você cria seu próprio "manual" que vale muito mesmo,

Infelizmente não temos no catálogo da Alura um curso focado especificamente em suporte ao ecossistema Office/Microsoft 365. Uma dica para trabalho com suporte é, teste tente gerar erros, como disse anota tudo, por que em tempos de IA, muitas das vezes o diferencial é a experiencia, e para cada erro que você enfrentar lembre que alguém já pode ter enfrentado, procure "vasculhar" pelo google os erros.

Conte com a Alura para evoluir seus estudos. Em caso de dúvidas, fico à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, tudo bem? Obrigado pela resposta...Foi bom pela maneira como você mostrou a busca da informação...

Mas assim, preciso algumas configurações mais vistas como a que eu mostrei ali em cima...
Parece que você tem uma experiência boa nisso...
Gostaria que compartilhasse um pouco seus conhecimentos e experiência de algum chamado por exemplo (gostaria de mais de um)...sem citar nomes ou empresas...só experiência mesmo...

Eu entendi sobre a base de conhecimento, passei por essa experiência também...mas assim, só faziamos bases de conhecimento novas após um chamado novo (resolução nova - algo que não tenha aparecido ainda).

E é justamente essa arquitetura, que eu estava querendo aprender em cursos...mas não sei de nenhum curso a respeito...por isso falei da carência de cursos no mercado...há e não precisa ser da alura...