Oi Pessoal, tudo bem?
De todas as engenharias que eu passei o olho, eu percebi que a informática é uma das mais complexas que existe em termos de "coisas para se analisar e consertar" dentro dos sistemas próprios de cada uma. Digamos que é uma das que eu mais tenho medo de mexer digamos assim, e de longe foi a que eu mais fiquei perdido quando comecei a mexer no ramo empresarial, devido a isso queria perguntar uma coisa sobre as redes...
Quando dá algum problema na rede interna da empresa...Por onde começar? (Não tenho experiência nisso)
Aqui estou falando sobre redes por que é o que eu preciso, mas pode estender as outras coisas se quiserem como complemento...Quando dá problema da informática, tenho a sensação de que não há onde procurar e nem existem "avisos" sobre os erros que acontecem...como se tudo funcionasse sozinho e eu tivesse que me virar para achar o erro que parece que esta escondido, e eu tivesse até que vasculhar sozinho sei la até linhas de códigos complexos dentro de um arquivo guardado dentro de uma pasta que eu nem sei onde está para resolver um problema do suporte, pois afinal nada gera alerta naquilo...(eu sei que existem alertas, mas essa é a minha sensação).
A pergunta é na parte de redes, por onde começar para achar os os problemas e erros que acontecem em cabeamentos, servidores, roteadores, switches, rack's, firewall's, NGFW'S, IDS E IPS, AP e Wi-fi e etc, e sim como resolver...
Eu sei que existem existem sistemas de monitoramento de redes, mas isso basta? E quando não tem esse monitoramento? Tenho que ir de equipamento em equipamento e vasculhar tudo? Tenho a sensação de que daqui a pouco os cabeamentos não vão aguentar de tanta coisa que passa naquilo, e cada vez mais preciso de mais coisas para a rede...(Custo aumenta cada vez mais). Os equipamentos, cada vez mais tenho a sensação de que preciso estudar mais de uma empresa (de rede) para conseguir me manter no mercado...Eu sei que eu preciso estudar a tecnologia para conhecê-la para isso é um fato, não discordo disso, mas isso não ajuda no dia-a-dia de resolução de problemas (realidade)...não esta sendo prático por que cada empresa é diferente e opta por equipamentos diferentes...
Minha cabeça está explodindo com isso, e o medo de estagiário bate em mim...
Pode colocar outras coisas de outras áreas da informática, mas a pergunta é sobre redes...