Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Pergunta sobre redes

Oi Pessoal, tudo bem?

De todas as engenharias que eu passei o olho, eu percebi que a informática é uma das mais complexas que existe em termos de "coisas para se analisar e consertar" dentro dos sistemas próprios de cada uma. Digamos que é uma das que eu mais tenho medo de mexer digamos assim, e de longe foi a que eu mais fiquei perdido quando comecei a mexer no ramo empresarial, devido a isso queria perguntar uma coisa sobre as redes...

Quando dá algum problema na rede interna da empresa...Por onde começar? (Não tenho experiência nisso)

Aqui estou falando sobre redes por que é o que eu preciso, mas pode estender as outras coisas se quiserem como complemento...Quando dá problema da informática, tenho a sensação de que não há onde procurar e nem existem "avisos" sobre os erros que acontecem...como se tudo funcionasse sozinho e eu tivesse que me virar para achar o erro que parece que esta escondido, e eu tivesse até que vasculhar sozinho sei la até linhas de códigos complexos dentro de um arquivo guardado dentro de uma pasta que eu nem sei onde está para resolver um problema do suporte, pois afinal nada gera alerta naquilo...(eu sei que existem alertas, mas essa é a minha sensação).

A pergunta é na parte de redes, por onde começar para achar os os problemas e erros que acontecem em cabeamentos, servidores, roteadores, switches, rack's, firewall's, NGFW'S, IDS E IPS, AP e Wi-fi e etc, e sim como resolver...

Eu sei que existem existem sistemas de monitoramento de redes, mas isso basta? E quando não tem esse monitoramento? Tenho que ir de equipamento em equipamento e vasculhar tudo? Tenho a sensação de que daqui a pouco os cabeamentos não vão aguentar de tanta coisa que passa naquilo, e cada vez mais preciso de mais coisas para a rede...(Custo aumenta cada vez mais). Os equipamentos, cada vez mais tenho a sensação de que preciso estudar mais de uma empresa (de rede) para conseguir me manter no mercado...Eu sei que eu preciso estudar a tecnologia para conhecê-la para isso é um fato, não discordo disso, mas isso não ajuda no dia-a-dia de resolução de problemas (realidade)...não esta sendo prático por que cada empresa é diferente e opta por equipamentos diferentes...

Minha cabeça está explodindo com isso, e o medo de estagiário bate em mim...

Pode colocar outras coisas de outras áreas da informática, mas a pergunta é sobre redes...

2 respostas

Oi! Tudo bem?

A sua dúvida é muito comum para quem está começando em DevOps ou suporte. O ponto que muda bastante essa sensação é entender que você não precisa conhecer todos os equipamentos para começar um diagnóstico. Você precisa ter um método de investigação.

O problema aqui é tentar procurar a causa em tudo ao mesmo tempo. Em redes, uma boa prática é começar pelo escopo do problema e ir avançando da camada mais simples para a mais complexa.

Uma sequência prática seria:

1. Descubra o alcance: apenas uma pessoa está sem acesso? Um setor inteiro? Um andar? Toda a empresa? Se apenas um computador apresenta o problema, provavelmente você não precisa começar investigando o firewall ou o roteador.

2. Verifique a camada física: cabo, tomada de rede, patch panel, porta do switch, energia e LEDs dos equipamentos. Em Wi-Fi, observe também sinal, associação ao AP e possíveis interferências.

3. Teste a conectividade: ferramentas como ping, traceroute ou tracert, ipconfig/ifconfig e nslookup ajudam a descobrir em qual ponto a comunicação está falhando.

Veja este exemplo:

ping 192.168.1.1
tracert 8.8.8.8
nslookup google.com
ipconfig

O ping verifica se existe comunicação com um destino, o tracert mostra o caminho percorrido pelos pacotes e o nslookup ajuda a verificar problemas de DNS. Já o ipconfig permite conferir informações como endereço IP, gateway e DNS no Windows.

1. Verifique o caminho: se o computador consegue falar com o gateway, mas não consegue acessar a internet, você já eliminou algumas possibilidades. Se nem o gateway responde, a investigação deve voltar para a rede local.

2. Consulte switches, roteadores e firewall: procure interfaces desligadas, erros, perda de pacotes, alterações recentes de configuração e registros nos logs. Não é necessário sair vasculhando equipamento por equipamento sem uma hipótese.

3. Use o monitoramento como aliado: ferramentas como Zabbix, PRTG e outras ajudam bastante, mas monitoramento não substitui o diagnóstico. Ele serve para mostrar o que mudou, onde ocorreu e quando começou. Sem monitoramento, a documentação, os testes de conectividade e os logs ganham ainda mais importância.

Uma forma simples de pensar é:

Usuário → computador → cabo/Wi-Fi → switch/AP → roteador → firewall → internet/serviço

Você vai testando cada trecho até encontrar onde a comunicação deixa de funcionar.

E sobre sua preocupação com cada empresa utilizar equipamentos diferentes: isso realmente acontece. Você não precisa decorar a interface de todos os fabricantes. O conhecimento que permanece é entender IP, máscara, gateway, DNS, DHCP, VLAN, roteamento, portas, protocolos, firewall e camadas de rede. Depois, você aprende como aquele fabricante implementa esses conceitos.

Isso também vale para outras áreas de TI. O objetivo de um bom profissional de suporte não é saber de cabeça onde está cada configuração, mas saber como investigar, formular hipóteses, testar e registrar o que descobriu.

Uma dica que pode diminuir bastante essa sensação de estar perdido é criar um pequeno checklist de troubleshooting para consultar durante os atendimentos. Com a prática, você começa a reconhecer padrões e deixa de depender tanto de tentativa e erro.

Qual dessas situações você gostaria de aprender a investigar primeiro: problema de Wi-Fi, computador sem acesso à rede, internet indisponível ou falha entre servidores?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Na pratica, quando eu faço isso em casa, é tranquilo, mas no ramo empresarial, como eu trabalhei com help-desk remoto, eu ficava meio alheio a rede das empresas naquele lugar e em sem visão a pessoal das empresas, ai surgiam coisas dificilimas como:

1. As páginas web não funcionavam e a internet estava muito ruim...

Solução: Do nada o analista N3 da empresa cliente resolveu liberar todas as portas do firewall, e até melhorou em parte, não completamente, mas de onde ele tirou isso se tudo funcionava antes e do nada parou...?

2. Uma empresa estava com lentidão em todos os computadores e também na rede (internet), travando tudo...

Eu fiquei me perguntando, o que pode causar isso numa empresa? Achei que era um ataque DOS, mas falaram que isso interrompe apenas os serviços e a rede, mas não os computadores...Pensei em cripto-jacking, mas não tive a oportunidade de testar e nem sugerir a hipotese. Foi ai que mandei a pergunta pro Gemini (isso depois que eu sai de lá), e ele falou que era a coisa mais simples, embora ninguém tenha visto isso:

Os agentes dos sistemas de TI que usamos lotavam a rede e os computadores (acho que principalmente o antivirus, não sei se por causa das atualizações). Eu poderia ter sugerido ter sei lá sugerido trocar tudo para a Acronis (unifica tudo num agente só) ou a troca de cabeamento para CAT6, mas até eu achar onde está o problema demora muito...nesse caso a inteligência artificial tem me ajudado muito nessa parte...

3. Impressora empresarial imprimindo figuras pixeladas (exemplo fora das redes, só pra variar um pouco):

O cliente chega para mim e aponta um problema no ERP que ele não sabe o que é...Eu também não soube o que era...simplesmente me mostrou algo na página de impressão do sistema em nuvem...fiquei sem entender, tive que passar o chamado, depois com a ajuda da equipe acho que eles lá resolveram (não lembro), o cliente também mostrou uma imagem pixelada saindo da impressora, naquela hora não entendi o que era aquilo, só depois de pesquisar na IA, que ela mostrou que era o drive de impressão, acho que estava com defeito...mas até eu achar qual é o problema, se estivesse sozinho acho que teria perdido o SLA, não sei...

4. Um cliente queria conectar-se ao servidor, acho que era mapeamento de HD ou outra coisa (não lembro...)

Como disse meu ex-chefe, sem documentação ninguém trabalha...

Eu sabia que o servidor estava numa Vlan diferente? Não...
Sabia que precisava de VPN com senha? Também não...
Alguém fez documentação daquela rede com imagens (Visio, lucidchart, e etc) para mellhorar a visualização? Negativo, e isso era uma promessa futura...

Deu certo para mim esse chamado? Completamente não...quem resolveu isso foi o Tech Lead da empresa...

Eu to querendo mostrar a complexidade do que eu passei, que para mim - nivel estágiario - era completamente horrendo e angustiante...