Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] [Dúvida] Não consigo acessar a pasta dowloads pela VM

Não consigo acessar a pasta downloads através da VM nem pelo CMD do Windows. Eu já conectei via ssh.

Como faço pra acessar a pasta? Uso Linux. Preicos também passar a pasta do SO para a VM...

5 respostas

Olá, Estudante! Tudo bem?

Para eu conseguir te ajudar de uma melhor maneira, me informa o seu curso e em qual aula você está.

Com essas informações, conseguirei te ajudar de forma mais precisa. Ah, se quiser, dá uma olhadinha neste guia sobre como fazer uma boa pergunta no fórum — ele mostra exatamente o que precisamos saber pra conseguir te ajudar da melhor forma e com mais agilidade.
Fico no aguardo e à disposição
solução!

Oii, Estudante. Tudo certo?

Você pode tentar logar com o root pra ver se com as permissões de admin dá pra entrar na Downloads. Seria assim:

su - 

Depois do comando, loga com sua senha normalmente. Depois disso, escreva este comando:

sudo adduser nome-do-seu-usuário sudo

E reinicie a VM. Provavelmente agora seu usuário vai tá com as permissões de root. Tenta dar um cd Downloads novamente.

Sobre passar a pasta do seu SO para a VM: nas máquinas virtuais existe uma opção, dentro das Configurações, chamada Pastas Compartilhadas. Lá dentro você pode escolher uma pasta do SO originário pra ser criada na VM, como uma de Downloads, por exemplo. E, para facilitar, você pode colocar a opção Montar Automaticamente, pois dessa forma ela já será criada dentro dos arquivos de compartilhamento da VirtualBox.

E, pra funcionar da forma ideal, siga esses passos:

• No menu da VM, vá em Dispositivos e selecione Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidado.
    Isso montará um CD virtual na VM. Abra o terminal e execute os seguintes comandos para instalar os adicionais:
sudo apt update
sudo apt install build-essential dkms linux-headers-$(uname -r)
sudo mount /dev/cdrom /mnt
sudo /mnt/VBoxLinuxAdditions.run
sudo reboot
  • E adicione o usuário ao grupo vboxsf:
sudo usermod -aG vboxsf $USER

Faça logout e login novamente.

A pasta compartilhada é montada no caminho /media/sf_. Se você tiver escolhido Downloads como nome da pasta compartilhada, por exemplo, o caminho será /media/sf_Downloads.

Se outra dúvida surgir, estamos aqui.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Lorena!!!

Opa, deu certo aqui, essa primeira parte, acessei a a pasta de Downloads pela VM!

Ja a parte do SO deu um erro nessa parte aquui:

E adicione o usuário ao grupo vboxsf:

sudo usermod -aG vboxsf user

Oi, Estudante.

Entendi qual é o problema. Você deve usar $USER, e não user. $USER é uma variável de ambiente que representa automaticamente o nome do usuário logado.

Ou seja, execute:

sudo usermod -aG vboxsf $USER

Ou, se preferir, substitua pelo seu nome de usuário real. Por exemplo, se echo $USER retornar joao, então:

sudo usermod -aG vboxsf joao

Antes de tentar novamente, execute:

echo $USER

e me diga o que ele retorna. Se ainda ocorrer erro após usar $USER, envie a mensagem completa para que eu possa ajudar a identificar a causa.

Obrigado pela ajuda rápida e certeira. comi bola e executei errado da primeira vez rs

Usei o echo

echo $USER
e retornou:
APF0137

que é o meu nome de usuário mesmo

Depois que executei o comando, saí da sessão do Ubuntu e entrei novamente só pra ter certeza de deu certo e deu sim! obg mais uma vez