Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

3
respostas

[Dúvida] Como descobrir qual área é para mim ?

Boa tarde, espero que essa mensagem te encontre bem;

Eu estou em um momento da minha vida profissional onde tenho interesse por várias áreas, mas sinto dificuldade para descobrir qual realmente combina comigo a longo prazo. Eu gosto de tecnologia, programação, automação e áreas relacionadas, mas às vezes fico na dúvida se devo seguir pelo caminho do desenvolvimento, infraestrutura, análise de dados ou outro segmento. Já experimentei estudar algumas coisas, mas ainda não sinto aquela convicção de ‘é isso que eu quero’. Como posso identificar, de forma prática e mais clara, qual área realmente é para mim e na qual eu posso me desenvolver e ter satisfação profissional?

3 respostas

Boa noite André!

Cara, sendo bem realista contigo como uma pessoa que está inserida no mercado de trabalho a mais de 2 anos: esse processo de descoberta pode levar um tempo, pois exige prática e pequenos resultados.

O primeiro passo que considero obrigatório é lógica de programação e pensamento computacional... Se você quer entrar em qualquer área que envolva programação, infra, dados e etc, vai precisar entender isso inicialmente. Não é necessário excelência, mas um domínio regular já é o bastante. Como é um conteúdo fundamental, no Youtube vc acha facinho mais vídeos sobre, e com atividades + resoluções.

Recomendo ver vídeos com atividades e resoluções, e depois repetir o desafio sem ver a resolução... Isso vai forçar o seu cérebro à entender como solucionar um problema de código específico, e acredite, isso vai mudar bastante sua visão sobre códigos. Sobre a linguagem, eu recomento treinar com JS ou Phyton, são mais fáceis de ler/escrever, pois o foco é solucionar o problema e não ter mais um obstáculo com uma "linguagem verbosa" e "cheia de regras/paradigmas".

Alguns outros pontos que acho importante:

Observe o que te dá energia: perceba quais tarefas você faz e termina com sensação de satisfação. Tem gente que curte resolver bugs complicados, outros preferem visualizar dados e contar histórias com eles, outros gostam de pensar na arquitetura por trás das coisas.

Não se cobre escolher “a área definitiva” agora: muitas carreiras em tecnologia são interconectadas. Conhecimentos em desenvolvimento ajudam em dados, automação e até em infraestrutura moderna (DevOps). Você pode migrar de um lado para o outro com mais naturalidade do que imagina.

Olá André, tudo bem?
Acho que inicialmente todos nós ficamos meio em dúvida com os estudos, são muitas informações, muitas novidades. Acho que você não precisa se prender agora qual área de fato "é a sua". Você pode se apaixonar por outra área durante essa trilha na tecnologia, imagina que incrível? Acho que vale o benefício da dúvida! O mais importante você já está fazendo, que são os estudos e esse interesse genuíno.
Boa sorte nesta jornada, amigo!

Cara eu sei como você se sente. Eu recomendo você dar uma olhada em várias delas antes de meter a cara e ir a fundo. Eu até um certo tempo atrás pensava que a minha área que eu queria seria o backend, mas acabei gostando de programar em typescript e fazer frontend pra mobile