Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Programação vs IA

Como estão as perspectivas na área de programação com a chegada massiva da IA e suas automações? Estou em busca de me recolocar no mercado de trabalho (sou da área de atendimento) e já estou enfrentando esse monstrinho da IA de várias formas. Desde a Gupy até a primeira etapa da entrevista, naquela fase de perguntas e estudos de casos. Será que não vai sobrar nada para quem é de carne e osso? Rsrs.

2 respostas
solução!

Olá, Fernanda, como vai?

A entrada da IA no mercado tem mudado bastante coisa, mas a programação continua sendo uma área com espaço concreto para pessoas. A IA acelera tarefas repetitivas, porém ainda precisa de profissionais capazes de estruturar problemas, validar soluções, tomar decisões e adaptar sistemas ao contexto real das empresas. Desenvolvimento de software envolve muito mais do que escrever código. Há entendimento de negócio, análise de requisitos, arquitetura, comunicação com equipes e acompanhamento constante das soluções. Esses pontos seguem muito dependentes de humanos.

Um exemplo simples é o uso de IA para gerar trechos de código. Ela ajuda, mas alguém precisa revisar, ajustar ao projeto, garantir que atende às regras de negócio e que realmente funciona no cenário da empresa.

A transição de carreira continua sendo possível. A IA não impede isso. O que muda é a importância de aprender a usar essas ferramentas como aliadas, assim como quem usa editores de código, frameworks ou bibliotecas para trabalhar de forma mais eficiente.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

É compreensível sentir esse frio na barriga , a IA realmente está revolucionando a programação e o mercado de trabalho como um todo. Mas, ao invés de "não sobrar nada", acredito que as oportunidades estão se remodelando, e sua transição da área de atendimento pode ser uma grande vantagem.