Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Sou jornalista e quero ir para área da TI, por onde começo?

Olá gente, sou novo por aqui e desejo muito fazer uma transição de carreira, hoje atuo como jornalista, mas meu desejo é migrar para a área da T.I no médio/longo prazo. Tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar, fico muito grato!

• A minha atual profissão pode ajudar eu conseguir um emprego na área da T.I mais rápido ou até mesmo influenciar na remuneração?
  • Por onde eu começo? Como são várias áreas ainda estou um pouco perdido, comecei na área da programação, mas ainda sigo com dúvidas.

Obrigado gente!

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Oii, tudo bem?

Victor, é muito bacana ver sua iniciativa em buscar uma transição para a área de TI. Isso é mais comum do que parece, e sua experiência como jornalista pode ser uma grande aliada nesse processo.

**Como sua formação em Jornalismo pode ajudar: **

Mesmo vindo de uma área diferente, você traz competências muito valorizadas em tecnologia:

• Comunicação clara e escrita: essencial para documentar códigos, explicar soluções e colaborar com equipes multidisciplinares.
  • Curiosidade e investigação: habilidades jornalísticas são ótimas para resolver problemas técnicos e aprender novas ferramentas.
  • Organização e gestão de prazos: importantes em qualquer projeto de software.

Essas soft skills podem ajudar você a se destacar em entrevistas e a se adaptar mais rapidamente a novas funções. Embora não influenciem diretamente na remuneração inicial, certamente aceleram sua evolução na carreira.

Por onde começar

Como você mencionou interesse em programação, uma ótima porta de entrada é compreender os fundamentos da lógica e das linguagens de programação. A Alura oferece formações bem estruturadas para quem está começando:

• A partir do zero: iniciante em programação
    Nela, você aprenderá desde a lógica de programação até conceitos de linguagens populares como JavaScript. É ideal para entender como os programas funcionam “por dentro” e decidir com mais clareza qual área seguir.

Se você quiser explorar o desenvolvimento de sites e interfaces, pode complementar com:

Próximos passos práticos:

1. Escolha um foco inicial. Comece com lógica de programação e fundamentos da web, mesmo que ainda não saiba qual área quer seguir.
  2. Monte pequenos projetos. Isso ajuda a praticar e a ter algo para mostrar em um portfólio.
  3. Acompanhe comunidades e fóruns. Assim você entende o mercado, troca experiências e tira dúvidas.
  4. Seja paciente com o processo. Transições de carreira levam tempo, mas cada passo é um avanço real.
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oii Lorena, sem palavras pra agradecer o seu apoio e atenção! Valeu mesmo, vou seguir esses passos que você indicou e em um futuro próximo, volto para compartilhar a minha evolução! Valeu demais