2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre a criação do perfil.

Eu sou iniciante no ramo da programação, eu tenho algumas dúvidas de como criar o meu perfil para o mercado de trabalho.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Oi Roberta, tudo bem? 😊

Entendo sua dúvida sobre como criar um perfil atraente para o mercado de trabalho em programação. 🤔

Aqui estão algumas dicas para te ajudar:

• LinkedIn:
    • Crie um perfil completo e profissional.
    • Adicione uma foto profissional.
    • Descreva suas habilidades e experiências de forma clara e objetiva.
    • Participe de grupos e interaja com outros profissionais da área.
  • GitHub:
    • Crie um portfólio com seus projetos.
    • Mostre seu código e suas habilidades técnicas.
    • Contribua para projetos open source.
  • Currículo:
    • Adapte seu currículo para cada vaga que você se candidatar.
    • Destaque suas habilidades e experiências mais relevantes.
    • Use palavras-chave que os recrutadores procuram.
  • Soft Skills:
    • Comunique-se de forma clara e eficaz.
    • Trabalhe bem em equipe.
    • Seja proativo e mostre iniciativa.
    • Esteja sempre disposto a aprender.

Lembre-se de que a criação de um perfil profissional é um processo contínuo. 💪

Mantenha seu perfil sempre atualizado e continue aprendendo e se desenvolvendo. 🧐

🎓 Para saber mais:

Boa tarde Roberta! Tudo bem com você?

Vou listar para você o que eu acredito ser o passo a passo nesse início da carreira de programação.

1. Primeiramente, sobre requisitos de mercado: isso vai depender de exatamente onde você quer se encaixar, se vai partir pra back-end, embarcados, front-end, IA, mobile, etc. Mas acredito que o básico de forma geral para você começar a competir por vagas de iniciantes com mais tranquilidade é:

• Conhecer o básico de uma linguagem de programação. Aqui você vai entender o que são tipos complexos, tipos primitivos, array, tuplas, dicionários, laços de repetição e estruturas condicionais, etc. O básico.
    • Aprender Orientação a Objeto. Aqui vai aprender conceitos mais teóricos como herança, polimorfismo, abstração, encapsulamento, dependência, etc. É EXTREMAMENTE importante e acredite, não é tão complexo quanto parece, mas no início vai assustar.
    • SQL. Aqui você vai aprender o basicão de banco de dados relacional. O que são tabelas, colunas, registros, índices, select, joins, foreign key, contraint, view, etc.
    • Micro-ORM ou ORM. Aqui você vai aprender a conectar o seu sistema que você criou nos fundamentos da linguagem com o banco de dados que você criou estudando SQL. As coisas ficam muito interessantes a partir daqui e um mundo de possibilidades se abre.
  2. Nesse meio tempo, realmente sugiro que aprenda GIT e GITHUB. São coisas diferentes. O GIT é uma ferramenta de versionamento de código. Isso significa que você poderá controlar seu código em diferentes momentos da vida dele. Já o GITHUB, é uma plataforma onde você pode publicar seus códigos e tem integração com GIT, permitindo você ter uma visualização mais palpavel da linha de tempo do seu código, além de te trazer mais segurança, porque seu código não vai estar todo alocado só no seu computador. Também será importante pois como iniciante normalmente não tem experiência, a forma que o recrutador tem de saber o seu nível, é através dos seus projetos postados no GitHub.

3. Durante todo esse processo, crie um Linkedin e publique sua evolução. Não precisa ter medo.

4. A última dica é pessoal mesmo, porque foi o que serviu pra mim: se possível, além dos cursos por fora que fizer como os cursos da Alura, faça uma faculdade na área. Não é obrigatório, porém, a faculdade te dá acesso a estágio. Você não vai aprender mais na faculdade do que aprenderia com esses cursos de programação por fora, porém, se não fizer, suas primeiras vagas serão competindo contra Junior, que no mercado hoje, costuma ser profissionais já com 1 a 2 anos de experiência profissional contra você que ainda não teve o primeiro emprego, te deixando em desvantagem. No estágio, esse filtro é um pouco menor, com muitas vagas não pedindo qualificação prévia (claro que o mercado ainda está concorrido, mas suas chances aumentam exponencialmente). Com um estágio, será bem mais fácil conseguir seu primeiro emprego como junior depois. Eu mesmo faço EAD, me empenho bastante e não me curvo as colas em IA. Estudo com mesmo foco no EAD como se tivesse no presencial, lendo os artigos recomendados e exercitando, e tem me rendido bons frutos.

Espero ter ajudado!