1
resposta

Trabalho é amor, Família é paixão

Eu tenho a prática de não usar meu número de telefone celular no trabalho, pois o que tenho percebido é que, nestes casos, o trabalho adentra na sua vida pessoal. É claro que os avanços tecnológicos contribuíram muito para o avanço das comunicações, mas precisamos de limites. Sem contar que já presenciei alguns casos em que pessoas ligam no intervalo de almoço ou nos finais de semana para falar sobre o trabalho. Eu amo meu trabalho, sou grato e apaixonado por contribuir aqui. Mas também tenho uma família que precisa de mim. O trabalho tem um papel importante inclusive na construção das sociedades. O escritor Kalil Gibran Kalil (Do livro “O Profeta”) define bem a importância do trabalho:

Vós trabalhais para poder manter a paz com a terra e a alma da terra.

Quando trabalhais sois uma flauta através da qual o sussurro das horas se transforma em música.

Qual de vós quereria ser uma cana muda e silenciosa, quando tudo o resto canta em uníssono?

Sempre vos disseram que o trabalho é uma maldição e o labor um infortúnio.

Mas eu digo-vos que quando trabalhais estais a preencher um dos sonhos mais importantes da terra, que vos foi destinado quando esse sonho nasceu, e quando vos ligais ao trabalho estais verdadeiramente a amar a vida, e amar a vida através do trabalho é ter intimidade com o segredo mais secreto da vida.

E toda a sabedoria é vã exceto quando existe trabalho, e todo o trabalho é vazio exceto se houver amor; e quando trabalhais com amor estais a ligar-vos a vós mesmos, e uns aos outros, e a Deus.

E o que é trabalhar com amor? É tecer o pano com fios arrancados do vosso coração, como se os vossos bem amados fossem usar esse pano. É construir uma casa com afeto, como se os vossos bem amados fossem viver nessa casa. É semear sementes com ternura e fazer a colheita com alegria, como se os vossos bem amados fossem comer a fruta. É dar a todas as coisas um sopro do vosso espírito, e saber que todos os abençoados defuntos estão à vossa volta a observar-vos.

1 resposta

Olá, Elias! Tudo bem?

Grande reflexão! Obrigada por compartilhar!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software