Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre o erro "connect ECONNREFUSED 127.0.0.1:5432"

Estou enfrentando este problema de conexão com o banco Postgres e, pelo que eu vi nas soluções do fórum deste curso, é preciso baixar o Postgres no computador. No entanto, estive pensando se é possível resolver este erro sem precisar baixá-lo na máquina, por exemplo, usando o Docker ou algo do tipo. Caso houver, ensina-me a fazer isso?

2 respostas
solução!

Olá, Brenon. Tudo bem?

Sim, é possível resolver o problema de conexão com o banco de dados Postgres sem precisar instalá-lo diretamente na sua máquina, utilizando o Docker.

Aqui está um exemplo de como você pode usar o Docker para rodar o PostgreSQL:

1. Instale o Docker: Primeiro, tenha o Docker instalado na sua máquina. Você pode baixá-lo do site oficial do Docker.

2. Baixe a imagem do PostgreSQL: Abra o terminal e execute o seguinte comando para baixar a imagem do PostgreSQL:

docker pull postgres

3. Inicie um contêiner do PostgreSQL: Execute o comando abaixo para iniciar um contêiner do PostgreSQL. Este comando também cria um banco de dados chamado meubanco e define o usuário e senha.

docker run --name meu-postgres -e POSTGRES_USER=meuusuario -e POSTGRES_PASSWORD=suasenha -e POSTGRES_DB=meubanco -p 5432:5432 -d postgres

• --name meu-postgres: Nome do contêiner.
    • -e POSTGRES_USER=meuusuario: Define o nome do usuário.
    • -e POSTGRES_PASSWORD=suasenha: Define a senha do usuário.
    • -e POSTGRES_DB=meubanco: Nome do banco de dados que será criado.
    • -p 5432:5432: Mapeia a porta 5432 do contêiner para a porta 5432 da sua máquina.
    • -d postgres: Indica que queremos rodar a imagem do PostgreSQL em modo destacado (background).
  4. Conecte sua aplicação ao banco de dados: Agora, você pode configurar sua aplicação Node.js para conectar-se ao PostgreSQL rodando no Docker. Garanta que as configurações de conexão (usuário, senha, nome do banco e host) estão corretas. O host será localhost ou 127.0.0.1 e a porta será 5432.

Dessa forma, você estará rodando o PostgreSQL em um contêiner Docker, sem a necessidade de instalá-lo diretamente no seu sistema operacional.

Basicamente o processo é esse. Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Renan. Deu certo! Agora é possível conectar-se ao banco sem baixar o PostgreSQL no computador, por meio do Docker. Obrigado!