4
respostas

[Bug] Erro no npm

Estou com um problema para executar o npm no meu node.js, toda vez que tento executar algum comando ele da erro em todas as funções dele.

npm error code ENOENT
npm error syscall open
npm error path C:\Users\bielm\OneDrive\Área de Trabalho\Javascripttreinos\package.json
npm error errno -4058
npm error enoent Could not read package.json: Error: ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Users\bielm\OneDrive\Área de Trabalho\Javascripttreinos\package.json'
npm error enoent This is related to npm not being able to find a file.
npm error enoent
npm error A complete log of this run can be found in

A versão que estou usando do npm é a 11.8.0, e a do Node.js é a 24.13.0.

4 respostas

Olá, Gabriel, como vai?

Esse erro indica que o npm está sendo executado em um diretório onde não existe um arquivo package.json. O npm sempre trabalha considerando a pasta atual do terminal como o contexto do projeto, então quando esse arquivo não é encontrado, qualquer comando como npm install, npm run ou npm start acaba falhando. No caminho exibido no erro, o npm está procurando o package.json dentro da pasta Javascripttreinos, mas ele não está presente ali.

Um exemplo comum é abrir o terminal em uma pasta diferente da raiz do projeto e tentar rodar comandos do npm. Se o projeto estiver, por exemplo, dentro de C:\Users\bielm\OneDrive\Área de Trabalho\Javascripttreinos\meu-projeto, o terminal precisa estar exatamente nessa pasta meu-projeto.

Para conseguir analisar melhor, envie uma imagem da sua IDE mostrando o explorador de arquivos, onde seja possível ver se o package.json existe, e o terminal aberto com o caminho atual visível antes de executar o comando do npm.

Fico no aguardo e a disposição :)

Opa Mike muito obrigado pela resposta vou enviar as imagens na ordem que voce pediu espero ter envio corretamente, novamente muito obrigado.!

![**IDE**](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )![**SEGUNDA IMAGEM IDE**](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

![**IMAGENS DO TERMINAL ANTES DO NPM**](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )![**SEGUNDA IMAGEM**](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Não tenho muita experiencia no forum mas espero ter enviado corretamente, fico no agurado da sua resposta!

Oi, Gabriel.

Então, o erro aconteceu porque não existe um package.json na raiz do seu projeto. Esse arquivo é importante, pois é nele que ficam as dependências, scripts e configurações básicas do projeto.

Você pode me dizer qual curso e qual aula você está fazendo? Assim, consigo entender exatamente quais passos você está tentando seguir e te orientar da forma correta para resolver o problema.

Sigo a disposição :)

Opa Mike, peço desculpas pela demora para responder espero que me responda depois disso kakaka.
Eu estava fazendo a Aula "Praticando JavaScript", com o Vinicios Neves, e no Aula sobre " Fundamentos modernos do JavaScript" na aula sobre "Explorando modúlos em JavaScript" ele nos ensina a trabalhar com importação de modulos criados, e no passo a passo do video ele ensina a mudar o "type" do package.json de uma pasta, de commonjs para module, para trabalhar com importações.
No momento da aula funcionou normalmente so que quando eu tive que voltar para commonjs de novo para praticar um novo exercício, eu ja não conseguia mais ultilizar o npm para mudar, e aparecia o erro que eu te mostrei, e não me lembro se eu deletei o package.json, mas tbm não consegui mais mudar nada nele.
Desde então nao consigo mais mudar o 'commonjs' no 'type' do package.json para module ou vice e versa.