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Sites de vendas como Magalu, Americanas...

Muito consumidores antigos acompanharam a evolução das vitrines On-line.
Há 20 anos fiz minha grande compra pela internet um notebook, após muitas pesquisa adquiri, assim como uma grande geração que adentrava na faculdade fazia esse tipo de compra, além de livros e outras coisas pequenas e curiosas. Os sites eram claros, já vinha na pagina inicial os mais vendidos, os lançamentos. foi uma época gostosa de comprar sem muitos pesquisar...
Hoje as lojas são cheias de categorias, por mais que entramos mils vezes pesquisando sempre, digamos, mercado a parte principal da vitrine será "smartphones" ou "TV Smart". Muitas compras já foram efetuadas em lojas como Magalu, Americanas, Casa Bahia... e até Amazon, uma Card Sporting seria essencial para facilidade ao usuários. Aquele cliente que sempre entra para opção de mercados mais mil vezes e essa categoria nunca aparece na aba principal, sempre terá que procurar as categorias (que eles amam mudar de lugar), dando aquela sensação de blueprint.

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Oi, Tatiana! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Eu gostei muito da sua análise sobre a evolução das vitrines online e a comparação entre experiências passadas e atuais. Foi importante como você destacou o impacto da arquitetura da informação na sensação de esforço do usuário, do jeito que você explicou sobre categorias mudando de lugar e a busca constante por itens recorrentes. Isso conversa bem com o valor das palavras e da organização do conteúdo vistos na aula. Continue observando esses padrões no dia a dia, esse olhar crítico fortalece muito a prática em UX.

Como dica, experimente mapear as ações mais frequentes do usuário e pensar em como destacá-las na navegação principal, fazendo isso ao priorizar rótulos claros e categorias consistentes.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!