O aplicativo Flo, desenvolvido para acompanhar o ciclo menstrual, mudanças hormonais e corporais em pessoas com útero, além do acompanhamento da gravidez, percebo que o aplicativo passou por poucas evoluções ao longo do tempo. Ainda assim, a comunicação textual sempre foi clara e intuitiva.
Logo ao abrir o app, o usuário se depara com o calendário e com um texto informativo que indica quanto tempo falta para a próxima menstruação ou há quanto tempo ela está atrasada. Esse texto é direto e cumpre bem o papel de informar rapidamente a situação atual do ciclo, sem exigir ações adicionais para compreensão.
Abaixo dessa informação, os botões “Registrar menstruação” e “Registrar seus sintomas” são claros e objetivos, deixando evidente qual ação será realizada ao clicar. O uso de verbos diretos contribui para que o usuário entenda imediatamente o que o app espera dele.
Além disso, ao registrar algum sintoma ou atividade, o aplicativo se mostra bastante intuitivo ao abrir uma aba com diversas categorias, permitindo um registro mais completo. O app também conta com seções como histórico dos ciclos, tempo médio entre ciclos e gráficos de tendências, cujos textos e títulos ajudam na compreensão das informações apresentadas, sem a necessidade de muitos cliques. A disposição e a redação das seções tornam o uso funcional mesmo para quem não tem familiaridade com termos médicos.
Por outro lado, um ponto que pode atrapalhar a experiência são os pop-ups frequentes de promoção do Flo Premium. Embora os textos expliquem os benefícios do upgrade, como o uso de uma IA para análise de sintomas e acesso a conteúdos completos, a recorrência dessas mensagens pode gerar interrupções e sensação de insistência, forçando o usuário a fechar o aviso para continuar sua tarefa principal, podendo gerar até desistência e o usuário migrar de aplicativo.