Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Roteiro para atendimento

Olá, pessoal! Segue a resposta do Gemini com o roteiro para atendimento
Vamos estruturar esse roteiro com um tom que equilibra perfeitamente o acolhimento das redes sociais com o profissionalismo de uma editora, mantendo a clareza e a agilidade que o atendimento escrito exige.

Como sugerido, organizei o fluxo em etapas claras para facilitar o uso diário da equipe de atendimento.

Roteiro de Atendimento ao Cliente – Editora Noir

Passo 1: Apresentação Inicial

Objetivo: Iniciar o contato de forma calorosa, educada e prestativa.

• Mensagem: "Olá! Seja muito bem-vindo(a) ao atendimento da Editora Noir. Meu nome é [Nome do Atendente] e estou aqui para te ajudar. Como posso auxiliar você hoje?"

Passo 2: Identificação do Produto e Motivo

Objetivo: Coletar as informações básicas para entender o contexto do cliente.

• Mensagem: "Compreendo que você deseja realizar uma devolução. Para que eu possa te orientar da melhor forma, você poderia me informar qual é o título do livro (ou produto) e o motivo da devolução?"

Passo 3: Explicação das Regras de Devolução

Objetivo: Informar as diretrizes da empresa com clareza e verificar a elegibilidade do cliente.

• Mensagem: "Perfeito, obrigado pelas informações. Para seguirmos com o processo, o e-commerce da Editora Noir segue as diretrizes padrão para compras online. As regras básicas para a devolução são:
  • O produto deve estar em perfeito estado e sem sinais de uso;
  • A solicitação deve ser feita em até 7 dias corridos após o recebimento do produto.

Verificando o seu caso, você confirma que o produto se encaixa nessas condições?"

Passo 4: Fluxo de Aprovação (Se o cliente se encaixa nas regras)

Objetivo: Encaminhar o caso para o setor responsável e alinhar os próximos passos.

• Mensagem: "Excelente! Como você está dentro das condições e dos prazos estabelecidos, eu já estou encaminhando o seu caso para o nosso Setor de Vendas e Devoluções. Eles darão andamento ao processo e entrarão em contato com você muito em breve para passar as instruções de envio. Pode ficar tranquilo(a)!"

Passo 5: Fluxo Alternativo (Se o cliente NÃO se encaixa nas regras)

Objetivo: Oferecer uma alternativa de suporte caso o prazo padrão tenha expirado, mas o produto apresente algum problema.

• Mensagem: "Compreendo. Como o prazo padrão de devolução já expirou, nós não conseguimos prosseguir com o fluxo automático por aqui. No entanto, se o seu produto apresentou algum problema de fabricação ou defeito, nós queremos te ouvir para buscar uma solução.
    Neste caso, pedimos a gentileza de entrar em contato diretamente com a nossa central pelo telefone 0800 666 666. Por lá, a equipe poderá abrir uma solicitação especial para analisar o seu caso detalhadamente."

Passo 6: Verificação de Dúvidas

Objetivo: Garantir que o cliente não tenha mais nenhuma pendência antes de encerrar.

• Mensagem: "Agradeço muito pela sua atenção e compreensão até aqui. Ficou alguma dúvida sobre o procedimento ou posso te ajudar com mais alguma informação hoje?"

Passo 7: Encerramento Cordial

Objetivo: Finalizar o atendimento de forma elegante e positiva.

• Mensagem: "Perfeito! A Editora Noir agradece o seu contato e deseja a você um excelente dia. Se precisar de algo mais, estamos à disposição. Até logo!"