Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Na Prática: Desdobrando o Funil de Conteúdo com IA no nicho de Dark Romance

Olá, pessoal! Tudo bem?
Para fixar os aprendizados do curso sobre como alinhar o Funil de Conteúdo à nossa Linha Editorial usando a IA, decidi fazer um exercício prático. Trazer a teoria para a minha realidade (escrevo ficção no nicho de Dark Romance) me ajudou muito a clarear como a IA pode ser uma assistente estratégica, e não apenas uma geradora de textos automáticos.

Minha linha editorial principal é "A psicologia por trás de personagens complexos e intensos". No nicho +18, o desafio é atrair o leitor certo (por afinidade com o tema) e já filtrar quem não gosta do gênero.

Abaixo, mostro como estruturei o exercício, dividindo o papel da IA em cada etapa do funil:

1. TOPO DO FUNIL (Atração)

Objetivo Estratégico: Despertar curiosidade em leitores de ficção psicológica, sem dar spoiler.

O que pedi para a IA (Prompt): "Gere 3 frases de impacto e misteriosas sobre personagens que vivem na linha tênue entre o amor e a obsessão."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um post de carrossel com o título "3 sinais de que você prefere personagens complexos e imperfeitos aos heróis tradicionais" (focado em identificação rápida com o nicho).

1. MEIO DO FUNIL (Consideração)

Objetivo Estratégico: Conectar o leitor com a densidade da história e criar relacionamento/autoridade.

O que pedi para a IA (Prompt): "Crie um roteiro de vídeo curto explicando por que o conflito psicológico do anti-herói X é o motor da história."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um roteiro para vídeo de bastidores. A ideia é gravar um conteúdo curto explicando a pesquisa psicológica que fiz para construir as camadas e os segredos do protagonista.

1. FUNDO DO FUNIL (Conversão)

Objetivo Estratégico: Direcionar para a venda (Amazon KDP) focando exclusivamente no leitor ideal.

O que pedi para a IA (Prompt): "Escreva uma chamada de ação (CTA) direta e persuasiva, destacando que o livro é restrito para maiores de 18 anos."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um post de venda direta: "Se você busca uma leitura intensa, com reviravoltas e personagens que desafiam a moral, seu próximo vício está no link da bio. ⚠️ Restrito +18."

Minha grande virada de chave com o curso:
O maior estalo que tive foi perceber que a IA só trabalha bem se a nossa Linha Editorial estiver muito bem definida. Se eu pedir apenas "um post sobre livros", ela vai me entregar algo genérico. Mas quando eu piloto a ferramenta dando o contexto do nicho sensível, as dores do meu leitor e a etapa exata do funil, ela vira uma parceira de brainstorm impecável.