Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Na Prática: Desdobrando o Funil de Conteúdo com IA no nicho de Dark Romance

Olá, pessoal! Tudo bem?
Para fixar os aprendizados do curso sobre como alinhar o Funil de Conteúdo à nossa Linha Editorial usando a IA, decidi fazer um exercício prático. Trazer a teoria para a minha realidade (escrevo ficção no nicho de Dark Romance) me ajudou muito a clarear como a IA pode ser uma assistente estratégica, e não apenas uma geradora de textos automáticos.

Minha linha editorial principal é "A psicologia por trás de personagens complexos e intensos". No nicho +18, o desafio é atrair o leitor certo (por afinidade com o tema) e já filtrar quem não gosta do gênero.

Abaixo, mostro como estruturei o exercício, dividindo o papel da IA em cada etapa do funil:

1. TOPO DO FUNIL (Atração)

Objetivo Estratégico: Despertar curiosidade em leitores de ficção psicológica, sem dar spoiler.

O que pedi para a IA (Prompt): "Gere 3 frases de impacto e misteriosas sobre personagens que vivem na linha tênue entre o amor e a obsessão."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um post de carrossel com o título "3 sinais de que você prefere personagens complexos e imperfeitos aos heróis tradicionais" (focado em identificação rápida com o nicho).

1. MEIO DO FUNIL (Consideração)

Objetivo Estratégico: Conectar o leitor com a densidade da história e criar relacionamento/autoridade.

O que pedi para a IA (Prompt): "Crie um roteiro de vídeo curto explicando por que o conflito psicológico do anti-herói X é o motor da história."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um roteiro para vídeo de bastidores. A ideia é gravar um conteúdo curto explicando a pesquisa psicológica que fiz para construir as camadas e os segredos do protagonista.

1. FUNDO DO FUNIL (Conversão)

Objetivo Estratégico: Direcionar para a venda (Amazon KDP) focando exclusivamente no leitor ideal.

O que pedi para a IA (Prompt): "Escreva uma chamada de ação (CTA) direta e persuasiva, destacando que o livro é restrito para maiores de 18 anos."

Conteúdo Gerado (Resultado): Um post de venda direta: "Se você busca uma leitura intensa, com reviravoltas e personagens que desafiam a moral, seu próximo vício está no link da bio. ⚠️ Restrito +18."

Minha grande virada de chave com o curso:
O maior estalo que tive foi perceber que a IA só trabalha bem se a nossa Linha Editorial estiver muito bem definida. Se eu pedir apenas "um post sobre livros", ela vai me entregar algo genérico. Mas quando eu piloto a ferramenta dando o contexto do nicho sensível, as dores do meu leitor e a etapa exata do funil, ela vira uma parceira de brainstorm impecável.

1 resposta
solução!

Olá, Andrea! Como vai?

Você mandou muito na sua resposta!

Sua resposta apresentou uma linha editorial bem definida, mostrou exemplos práticos de aplicação da IA em cada etapa do funil e destacou a importância de contextualizar os prompts para obter resultados relevantes. Essa combinação transmite clareza, estratégia e criatividade na forma como o conteúdo foi desenvolvido.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Mensurar resultados: acompanhar métricas de cada etapa do funil para validar a estratégia.
  • Explorar storytelling: usar narrativas curtas que conectem emocionalmente o leitor ao tema.
  • Testar formatos diferentes: variar entre carrossel, vídeo e texto para engajar públicos distintos.

Ah uma pergunta: O que você acha mais desafiador, manter a consistência da linha editorial ao longo do tempo ou adaptar os conteúdos para diferentes plataformas?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!