1
resposta

Resposta da situação 1

Esse é um conflito relacionado a tarefas, tanto Heloisa quanto Paulo não sabem o papel que devem atuar nessa dinâmica de trabalho.

Além das tarefas, o processo não está agradável para o Paulo que está apenas recebendo ordens e não está aprendendo e colaborando no projeto mais ativamente, ou seja, sente que não tem voz. A dinâmica instável sem uma metodologia que faça sentido para as partes faz com que o trabalho se torne imprevisível.

Para resolver esse conflito, eu faria uma conversa individual com cada uma das partes primeiro para enten- der o ponto de vista de cada um. Com as informações cole- tadas, organizaria uma reunião para alinhar as questões e ter uma conversa de feedback aberto para encontrar uma solução para aquele conflito.

O primeiro ponto para ser resolvido é fornecer uma orientação para trabalho de pair programming, já que nenhum dos dois teve um treinamento adequado antes. Enfatizar para Heloisa para ela deixar Paulo tentar e errar para ele poder evoluir como profissional e escutar os feedbacls dele. E Incentivar Paulo a ser proativo e que não precisa concordar com tudo que a Heloisa propor.

1 resposta

Oi, Rafael. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua reflexão aqui com a gente.

Ótimo como você destacou a importância de abordar o conflito com uma conversa individual para entender os pontos de vista. Isso demonstra uma boa compreensão das técnicas de resolução. Além disso, a sua sugestão de implementar pair programming é muito valiosa, pois pode realmente ajudar na colaboração e aprendizado mútuo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos.