1
resposta

Resolução de Atividades - 04 Chegou sua vez!

Agora escolha um relacionamento no qual você perceba que sua Conta Bancária Emocional esteja a descoberto. Tente compreender e descrever a situação por escrito, a partir do ponto de vista da outra pessoa.

R: Bom, eu pensei em um amigo que eu considero e estimo muito. Ultimamente nós não temos nos visto muito presencialmente, e as poucas mensagens que trocamos acabam sendo muito vazias ou só formalidades. Eu vejo que ele não tem motivos para manter contato, afinal ele já é formado e está vivendo a vida dele. Então desse ponto de vista, não tem motivos para conversarmos, nem para mandar mensagem. Sinto que estou sendo inconveniente se tento mandar algo do nada.

Na próxima interação, ouça, procurando compreender, comparando o que está escutando com aquilo que escreveu antes. Seus pressupostos eram válidos? Você realmente entendeu a perspectiva da outra pessoa?

R: Eu não sei dizer com certeza, eu não sei o que se passa na mente da outra pessoa. E eu sou péssimo com interações sociais que não sejam presenciais. Eu não consigo ver o tom de voz, o olhar, a posição das mãos ao ler a mensagem, então a interpretação depende muito de mim. Textos escritos são muito subjetivos. Se a interação não é diária ou frequente, eu me sinto perdido não sabendo se estou agindo certo ou sendo chato, sabe?
1 resposta

Olá, Victor! Tudo bem?

Sua reflexão é de uma honestidade e profundidade admiráveis. Como estudante, você capturou um dos desafios mais comuns da nossa era: o "ruído" que o ambiente digital gera na nossa Conta Bancária Emocional.

Stephen Covey, autor da metodologia em que o curso se baseia, fala que a confiança é o "saldo" desse relacionamento. No seu caso, parece que a falta de convívio presencial está gerando o que chamamos de insegurança comunicativa.

Gostaria de destacar alguns pontos da sua análise:

1. O Perigo da "Leitura de Mente"

Você escreveu: "Eu vejo que ele não tem motivos para manter contato...". Esse é um pressuposto que muitas vezes nos leva a um saldo negativo sem que o outro tenha feito nada. Na nossa mente, criamos uma narrativa onde o outro está "seguindo a vida" e nós somos um peso. Mas, do ponto de vista dele, ele pode estar pensando exatamente a mesma coisa: "Victor não me manda mais nada, acho que ele não se importa mais agora que está focado nos estudos".

[Image showing a cycle of mutual assumption where both parties wait for the other to reach out]

2. A Subjetividade do Texto vs. Linguagem Não-Verbal

Você tocou em um ponto técnico brilhante: a falta de tom de voz, olhar e gestos. Na comunicação, apenas 7% do impacto da mensagem vem das palavras. Os outros 93% são tom de voz e linguagem corporal. Sem isso nas mensagens de texto, nosso cérebro "preenche" as lacunas com nossos próprios medos. Se você está inseguro, lerá um "Tudo bem" com um tom seco, quando na verdade ele pode ter sido escrito com um sorriso.

[Image comparing text-only communication versus in-person cues]

Dica para o Próximo Depósito na Conta Emocional

Para saber se seus pressupostos são válidos, o segredo é a Vulnerabilidade. Em vez de tentar "adivinhar" se está sendo chato, que tal um depósito direto?

"Oi, fulano! Estava lembrando de umas conversas nossas. Confesso que sou péssimo com mensagens e às vezes fico receoso de ser inconveniente por aqui, mas sinto falta das nossas resenhas presenciais. Como estão as coisas?"

Ao admitir sua dificuldade com o meio digital, você retira o peso da subjetividade e abre espaço para uma compreensão empática real.

Um pequeno desafio para você:

Você já parou para pensar que talvez esse seu amigo também esteja se sentindo "perdido" na forma de interagir com você, e o silêncio dele seja apenas um reflexo da mesma insegurança que você sente?

Continue com essa percepção aguçada, Victor! Entender nossos próprios paradigmas é o primeiro passo para sermos mais proativos nos nossos relacionamentos.

Espero que possa ter lhe ajudado! Você já tentou, em vez de mensagens longas, mandar um áudio curto? Às vezes, o tom da sua voz pode ser o "depósito" que faltava para ele se sentir à vontade de novo.