4
respostas

Introvertido agride o silêncio

Desde criança, eu falo pouco e observo muito. Ao longo do tempo, fui percebendo o posicionamento de algumas pessoas que interagiam comigo, e, eu sempre percebia que o julgamento sobre minha personalidade era um tanto depreciativo, em alguns casos, chegava a me constranger. Fui convivendo com o que eu achava que poderia ser proveitoso, a partir do meu ponto de vista!

4 respostas

Olá, Jose. Como vai?

É muito importante trazer esse tema para o fórum, pois a introversão ainda é frequentemente confundida com timidez ou falta de iniciativa. Na verdade, ser uma pessoa observadora é uma das soft skills mais valiosas no mercado de trabalho atual.

Sua característica de falar pouco e observar muito está diretamente ligada à escuta ativa e à capacidade analítica. Em sua função de Assistente Técnico, essa postura permite identificar falhas e padrões que passariam despercebidos por perfis mais comunicativos e menos atentos aos detalhes.

Para agregar ao seu ponto de vista, vale considerar que o silêncio não é ausência de conteúdo, mas sim um espaço de processamento interno. Aqui estão algumas formas de valorizar seu perfil no ambiente profissional:

• Pensamento Reflexivo: Introvertidos tendem a entregar respostas mais completas por não reagirem por impulso.
  • Liderança Pela Escuta: Bons líderes não são apenas os que falam, mas os que sabem ouvir e sintetizar as necessidades da equipe.
  • Foco em Soluções: A observação constante ajuda a antecipar problemas antes que eles se tornem críticos.

Uma sugestão prática para quando você se sentir constrangido por julgamentos alheios é ressignificar sua postura para os outros. Você pode dizer, por exemplo: “Gosto de analisar bem todos os pontos antes de emitir uma opinião para garantir que ela seja a mais útil possível”. Isso mostra que seu silêncio é estratégico, e não uma limitação.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Boa tarde José,
Como introvertido, compartilho desse pensamento.
Mas ao analisar um pouco mais as situações e refleti sobre mim mesmo, percebi que esses olhares tem mais a ver sobre a minha percepção do outro, e minha insatisfação comigo mesmo, do que como os outros realmente me ver.
Buscar entender a sí proprio e se sentir bem com você mesmo, pode te ajudar a enxergar esses olhares de uma outra maneira.
Ser introvertido não é um problema, mas é importante que a gente se conheça para que possamos tomar decisões e agir de maneira que melhor corresponde a nossa forma de pensar e nossos interesses.

Falo isso não como um profissional do assunto, mas como um colega introvertido.

De certa forma eu me identifico, observar nos traz uma perspectiva geral das coisas, mas a maioria das vezes não aprofundamos nosso conhecimento de fato e vemos as situações apenas com a nossa perspectiva, o que não é ideal pra obter um real entendimento das coisas, enfim, apenas uma observação.

Atualmente, sou uma extrovertida que aprendeu a ser extrovertida com o passar dos anos. Isso porque eu não era assim (era a pessoa mais introvertida que eu própria já conheci na vida).

E eu entendo que, muitas das vezes, o caso seja a questão da timidez. Porque era isso o que acontecia comigo. Até entender que, ficar muito calada, infelizmente não me levaria aos objetivos que eu almejava alcançar.

Eu acho importante cada pessoa parar para refletir sobre como quer levar a sua vida daqui pra frente e como quer estar vivendo daqui a cinco anos. Dessa forma, dá para encontrar com maior facilidade os pontos onde melhorar para alcançar tal objetivo, e assim ir traçando metas para que as coisas saiam como o planejado.

A vida é um constante aprendizado sobre si próprio!