Prática de Autofeedback na Liderança Técnica
O autofeedback é uma prática importante para o desenvolvimento contínuo de uma liderança técnica, pois permite avaliar comportamentos, identificar pontos de melhoria e fortalecer habilidades que impactam diretamente o desempenho da equipe e dos projetos.
- Quais são seus pontos fortes?
Considero como pontos fortes minha capacidade de resolver problemas técnicos, organizar tarefas e manter uma visão estruturada do desenvolvimento de um projeto. Também tenho facilidade em aprender novas tecnologias e compartilhar conhecimento com outras pessoas do time, ajudando no crescimento coletivo. - Quais são seus pontos de melhoria?
Um ponto que busco melhorar constantemente é delegar mais responsabilidades, evitando centralizar decisões técnicas. Além disso, procuro desenvolver ainda mais minhas habilidades de comunicação estratégica e liderança, principalmente na condução de discussões técnicas e alinhamentos com áreas não técnicas. - Como liderança técnica, quais são as suas principais dificuldades?
Uma das principais dificuldades é equilibrar a profundidade técnica com a gestão do time e do projeto, garantindo que as decisões técnicas sejam bem tomadas sem perder a visão estratégica e os prazos de entrega. - Como você percebe a eficácia de sua comunicação com a equipe e com outras partes interessadas?
Busco manter uma comunicação clara, objetiva e transparente, explicando decisões técnicas de forma compreensível para diferentes públicos. Também considero importante ouvir o time e incentivar um ambiente de colaboração, onde todos possam contribuir com ideias e soluções. - Como você equilibra as demandas operacionais do dia a dia com o desenvolvimento estratégico da equipe?
Procuro organizar as prioridades do dia a dia utilizando planejamento e definição clara de tarefas. Ao mesmo tempo, incentivo momentos de aprendizado, revisão de processos e melhoria contínua, para que a equipe evolua tecnicamente e consiga atingir objetivos de longo prazo.