1
resposta

[Projeto] Método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado

Atividade

Nesta atividade, o objetivo é utilizar o ChatGPT como uma ferramenta de autoavaliação para analisar a distribuição do meu processo de aprendizado, aplicando o método 70-20-10. A ideia é refletir se estou dedicando a atenção necessária à experiência prática (70%) e à interação social (20%), ou se estou focando excessivamente em atividades de aprendizado formais (os 10% de cursos e workshops).

Prompt para o ChatGPT
Prompt:

"Aja como um(a) coach de desenvolvimento profissional. Estou analisando minha jornada de aprendizado com base no método 70-20-10 (70% prática, 20% social, 10% formal). Nos últimos 6 meses, minha dedicação tem sido a seguinte:

* Formal (10%): Concluí 5 cursos online e participei de 2 workshops.

* Social (20%): Tenho recebido feedback semanal do meu supervisor e participado de reuniões de equipe, mas não tenho buscado ativamente um mentor ou colaborado em projetos externos.

* Prática (70%): Minhas atividades diárias são repetitivas e não me desafiam a aplicar os novos conhecimentos que adquiri nos cursos.

Com base nessas informações, como você avalia a minha distribuição de aprendizado? Estou investindo mais do que o recomendado em atividades formais? O que você sugere para equilibrar meu aprendizado e focar mais na parte prática e social?"

Análise do ChatGPT e Conclusão
Análise do ChatGPT (simulada):

"Olá! Agradeço por compartilhar seu processo de aprendizado. Com base na sua descrição e no modelo 70-20-10, é possível identificar um desequilíbrio na sua alocação de tempo e esforço.

Aprendizado Formal (10%): Parece que você está superando significativamente o percentual recomendado. A quantidade de cursos e workshops que você fez indica um foco forte em atividades formais, o que pode estar consumindo uma porção maior do seu tempo total de aprendizado do que os 10% ideais.

Aprendizado Social (20%): Você está no caminho certo com o feedback semanal, mas há oportunidades de crescimento ao buscar interações mais profundas, como mentorias ou colaborações ativas.

Aprendizado Prático (70%): Este é o ponto de maior atenção. O fato de suas atividades diárias serem repetitivas sugere que você não está aplicando o conhecimento adquirido, o que é a parte mais crítica do método.

Conclusão e Plano de Ação:

A análise do ChatGPT me mostrou que eu, de fato, estou dedicando um esforço desproporcional ao aprendizado formal, o que está prejudicando a aplicação prática e o aprendizado social.

Para reverter esse quadro, o ChatGPT me ajudou a traçar um plano de ação:

1. Reduzir a ênfase em novos cursos: Em vez de me inscrever em mais cursos, devo focar em revisar o material já concluído.

2. Aumentar o aprendizado prático: Devo buscar ativamente projetos desafiadores no trabalho ou mesmo iniciar um projeto pessoal para aplicar o que aprendi.

3. Intensificar o aprendizado social: Preciso ser mais proativo(a) em buscar um mentor, participar de comunidades de prática ou compartilhar meus conhecimentos com colegas.

Esta atividade me fez perceber que o aprendizado não se limita à sala de aula ou a um curso online, mas é um ciclo contínuo de teoria, prática e interação. O ChatGPT se mostrou uma ferramenta valiosa para realizar essa autoavaliação de forma estruturada.

1 resposta

Olá, Guilherme!

Parabéns por compartilhar sua atividade e pela ótima análise que você fez utilizando o método 70-20-10!

É muito bacana ver como você usou a ferramenta para uma autoavaliação tão estruturada e já traçou um plano de ação. Continue aplicando esses insights no seu dia a dia para equilibrar a teoria com a prática e a colaboração!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade