Aprendizado
Minha jornada de aprendizado sempre esteve ligada ao autodidatismo, que considero um diferencial em minha evolução profissional.
Concluí o curso de Data Science (UnG, 2023), o que consolidou minha base formal.
Paralelamente, participo como Insider da Microsoft / Windows 11, além de explorar ambientes Linux (Kali, Canonical, FydeOS) e soluções da Apache Foundation, aplicando em áreas como Data Security, Data Mining e Machine Learning.
Além da formação acadêmica em tecnologia, minha vivência prática se estende a outras áreas:
- Trabalhei com aplicações científicas de energia em ar comprimido (Atlas Copco Brasil);
- Com transformação de polímeros em plásticos de engenharia (Krauss Maffei Kunststofftechnik);
- Em logística internacional e
- Desenvolvimento de novos produtos, além de atuar em KAM em TI e gestão de projetos (através de empresa de consultoria) na antiga Bovespa – hoje B3, com experiência em liderança de pessoas e reuniões analíticas.
Metodologia
Baseando-me no método 70-20-10, avalio assim:
70% – Aprendizado prático
Grande parte da minha trajetória vem da aplicação em cenários reais, tanto em projetos técnicos (Data Science, Segurança de Dados, Machine Learning) quanto em ambientes corporativos e industriais.
Essa prática multidisciplinar proporcionou que desenvolvesse visão de processos, eficiência, inovação e gestão.
20% – Aprendizado social
Participo de programas como o Microsoft Insider e de projetos coletivos em diferentes setores, sempre com interação e troca de conhecimento com equipes multidisciplinares.
Recentemente, tenho ampliado isso em comunidades como a Alura, o que fortalece ainda mais essa dimensão.
10% – Aprendizado formal
O curso de Data Science (UnG), a formação em IA (Alura, Santander Open Academy) e outras capacitações foram fundamentais para estruturar meu conhecimento e orientar minha prática.
Conclusão
Minha trajetória mostra que, naturalmente, já segui o equilíbrio do método 70-20-10, com forte ênfase na prática e vivências reais.
Agora, meu próximo objetivo é transformar esses projetos e experiências em entregáveis documentados (GitHub, Kaggle, artigos), ampliando a troca de conhecimento e consolidando ainda mais o ciclo de aprendizado.
Seguindo o viver, caminhar adiante sempre.