3
respostas

Análise de Aprendizagem Autônoma Pontos Fortes, Fracos e Plano de Ação

Pontos Fortes

Disciplina e curiosidade técnica: Tenho facilidade em buscar novos conteúdos por conta própria, especialmente sobre TI, redes e cibersegurança.

Aprendizado prático: Gosto de testar tudo que aprendo em situações reais — seja configurando equipamentos, simulando vulnerabilidades ou criando laboratórios.

Constância: Mantenho o hábito de estudar diariamente, seja lendo artigos, vendo vídeos técnicos ou praticando em campo.

Aproveitamento da IA: Uso ferramentas como o ChatGPT para revisar conceitos, gerar resumos e acelerar a assimilação de novos temas.

Pontos Fracos

Excesso de cursos simultâneos: Às vezes inicio várias formações e não concluo todas, dispersando o foco.

Falta de rotina formalizada: Apesar da disciplina, nem sempre defino horários fixos de estudo.

Dificuldade em mensurar evolução: Costumo aprender muito, mas nem sempre registro resultados ou crio métricas claras para acompanhar o progresso.

Estratégias que já funcionaram

Criar laboratórios práticos logo após assistir um curso.

Participar de comunidades (Alura, fóruns, grupos de TI).

Ensinar o que aprendo, isso fixa o conteúdo e aumenta a confiança.

Novas abordagens para aprimorar a autodidática

Organizar um plano semanal de estudos, com metas pequenas e realistas (ex: 1 hora de prática por dia).

Finalizar 100% dos cursos iniciados antes de começar novos.

Registrar aprendizados em um diário técnico (Notion ou Google Docs).

Usar IA para gerar revisões e quizzes semanais personalizados.

Buscar feedback de colegas e instrutores sobre a aplicação prática do que aprendo.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Oi, Flávio! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

É ótimo ver que você está refletindo sobre seus pontos fortes e fracos em relação ao aprendizado! Com base no método 70-20-10, você pode analisar como está distribuindo seu tempo entre experiências práticas, interações sociais e atividades formais.

Pontos a considerar:
Experiência prática (70%): Você já tem um bom foco em aprendizado prático, criando laboratórios e testando o que aprende. Continue investindo nessa área, pois é onde você mais se desenvolve.

Interação com outras pessoas (20%): Participar de comunidades e ensinar o que aprende são ótimas maneiras de interagir e compartilhar conhecimento. Considere buscar mais feedback de colegas e instrutores para enriquecer ainda mais essa experiência.

Atividades formais (10%): Tente limitar o número de cursos simultâneos e finalize os que já começou. Isso ajudará a manter o foco e a garantir que você não está dedicando mais do que 10% do seu tempo em atividades formais.

Sugestões para sua análise com o ChatGPT:

• Pergunte como você pode equilibrar melhor suas atividades práticas e formais.
  • Questione se o seu tempo em cursos e treinamentos está acima do recomendado.
  • Explore maneiras de mensurar sua evolução e registrar seus aprendizados.

Essas reflexões podem te ajudar a otimizar sua rotina de estudos e garantir que você esteja aproveitando ao máximo suas oportunidades de aprendizado. Boa sorte!

Continue aplicando essas ideias. Uma dica simples: no seu diário técnico, registre não só o que aprendeu, mas também exemplos práticos de aplicação, isso facilita revisões futuras e dá mais clareza sobre sua evolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi, Rafaela!

Agradeço muito pelo seu retorno e pelas orientações. Elas me ajudaram a refletir melhor sobre meu processo de aprendizado e perceber onde posso equilibrar mais os três pilares do método 70-20-10.

Tenho um foco bem forte na parte prática, o que realmente me ajuda a evoluir aplicando o que aprendo no dia a dia. Agora quero reforçar o aprendizado social, trocando mais ideias com colegas e instrutores, e registrando essas interações no meu diário técnico para acompanhar melhor meu progresso.

Também estou me organizando para finalizar os cursos que iniciei antes de começar novos, mantendo o equilíbrio entre teoria, prática e interação. Gostei bastante da ideia de anotar exemplos reais de aplicação, pois isso facilita as revisões e deixa meu aprendizado mais consciente e estruturado.

Excelentes dicas. Anotei alguns pontos para melhorar meu aprendizado contínuo. Obrigado!