Realizado em CHAT-GPT 5
Eu já havia criado um projeto no CHAT-GPT sobre essa trilha de conhecimento da Alura e estou acrescento a trilha, as tarefas dos cursos da aluna.
Neste contexto: O chat gpt me auxiliou a elaborar um bom prompt:
“Aja como um mentor de desenvolvimento profissional.
Quero refletir sobre meu equilíbrio de aprendizado com base no modelo 70-20-10.
Nos últimos meses, participei de dois cursos online de IA (aprendizado formal), troquei ideias com colegas de pesquisa sobre o uso de ChatGPT em sala de aula (aprendizado social) e comecei a testar o uso da ferramenta nas minhas aulas (aprendizado experiencial).
Analise minha distribuição de aprendizado e me ajude a identificar se estou muito focada em um dos tipos de aprendizagem.
Depois, sugira três ações práticas para equilibrar melhor meu aprendizado e aplicar o que aprendo de forma mais efetiva.”
Resposta:
Você parece estar dedicando cerca de 50% ao aprendizado formal, 20% social e 30% experiencial.
Para equilibrar melhor, tente:
Aplicar imediatamente os aprendizados dos cursos em projetos reais (subir para os 70% práticos).
Criar um grupo de discussão com colegas sobre experiências de uso de IA no ensino (reforçar os 20%).
Reduzir o volume de cursos e priorizar conteúdos diretamente aplicáveis ao seu contexto.
Resultado esperado da atividade:
O estudante desenvolve autoconsciência sobre como aprende, usa o ChatGPT como parceiro reflexivo, e cria um plano de crescimento personalizado para maximizar o próprio aprendizado segundo o modelo 70-20-10.