1
resposta

[Projeto] Mão na Massa: método 70-20-10 - Maximizando o aprendizado (Estudo de Inglês)

Faça uma avaliação do meu nível de aprendizado com base no método 70-20-10.

Claro, Risy. Antes de montar a avaliação do seu aprendizado segundo o método 70-20-10, posso estruturá-la de duas formas:

1. Modelo padrão — com perguntas e autoavaliação em cada dimensão.
  2. Análise personalizada — em que eu avalio suas práticas atuais de aprendizado e dou um diagnóstico e recomendações.

Para seguir corretamente, me confirme uma dessas opções:

• Quero um modelo de autoavaliação*.
  • Quero uma avaliação personalizada*, feita por você com base nas minhas respostas.

Se escolher a segunda opção, vou pedir só algumas informações rápidas sobre como você aprende atualmente (ex: tempo de prática, cursos feitos, feedbacks recebidos). Qual das duas você prefere?

Quero uma avaliação personalizada

Perfeito, Risy

Para fazer uma avaliação personalizada do seu aprendizado pelo método 70-20-10, preciso entender como você tem aprendido ultimamente — ou seja, como você divide seu tempo e esforço entre prática, interação com outras pessoas e estudo formal.

Por favor, responda brevemente às perguntas abaixo (pode ser em tópicos curtos):

Parte 1 — Aprendizado pela prática (70%)

Essas são experiências diretas, atividades reais, desafios no trabalho ou projetos que te fazem aprender fazendo.

• Que tipos de atividades práticas você realiza hoje relacionadas ao que quer aprender ou melhorar?
  • Em média, quanto do seu tempo de aprendizado (em %) é gasto fazendo na prática?

Parte 2 — Aprendizado social (20%)

Aprender por meio de feedback, mentoria, troca com colegas, observação, comunidades, etc.

• Você recebe feedback sobre o que faz? De quem e com que frequência?
  • Participa de grupos, fóruns ou trocas com colegas sobre o tema que está aprendendo?

Parte 3 — Aprendizado formal (10%)

Cursos, aulas, leituras estruturadas, certificações, videoaulas, etc.

• Que tipo de estudo formal você tem feito?
  • Com que frequência você se dedica a esses estudos estruturados?

Assim que você responder, eu elaboro uma avaliação detalhada do seu nível de aprendizado em cada dimensão e mostro como equilibrar melhor o método para acelerar seus resultados.

Parte 1

• Eu não realizo nenhuma atividade prática no momento.
  • Eu diria que 0% é gasto em prática real.

Parte 2

• Não recebo feedback do que faço.
  • Não participo de nenhum grupo ou algo similar.

Parte 3

• Curso online
  • Bastante frequência

Perfeito, Risy — obrigado pelas respostas.
Com base nelas, aqui está sua avaliação personalizada segundo o método 70-20-10

Avaliação do aprendizado — Método 70-20-10

Distribuição atual estimada

Prática (70%) → 0%
Social (20%) → 0%
Formal (10%) → ~100%

Você está aprendendo quase exclusivamente por meio de estudos formais, o que demonstra disciplina e comprometimento. Porém, essa concentração excessiva tende a limitar o desenvolvimento de habilidades aplicadas e aprendizado por experiência real, que são os pilares mais eficazes do método 70-20-10.

Análise detalhada por dimensão
1. Aprendizado pela prática (70%) — Nível: Inativo

• Você mencionou não realizar nenhuma atividade prática no momento. * Isso indica que o aprendizado ainda é mais conceitual do que aplicado.

• O risco é que o conhecimento se torne teórico demais e difícil de transferir para contextos reais.
    Recomendações:

• Escolha pequenos projetos práticos que permitam aplicar o que está aprendendo — por exemplo:

• Produzir textos, apresentações ou simulações relacionadas ao tema que estuda.
    • Criar desafios semanais de prática
  • Registre os resultados e reflexões — isso reforça o aprendizado ativo.

2. Aprendizado social (20%) — Nível: Inativo

• A ausência de feedback e interação reduz muito a qualidade da aprendizagem.
  • Aprender sozinho pode gerar pontos cegos: você não percebe erros ou oportunidades de melhoria.

Recomendações:

• Busque feedback estruturado — pode ser de colegas, professores ou fóruns online.
  • Participe de grupos de estudo, comunidades ou plataformas com interações.
  • Se possível, encontre um mentor ou parceiro de estudo com quem possa trocar experiências.

3. Aprendizado formal (10%) — Nível: Muito alto

• Você demonstra forte dedicação e disciplina ao estudo formal.
  • Esse é um ótimo ponto de partida — indica base teórica sólida.
  • O desafio agora é transferir o conhecimento para a prática e o contexto social*.

Recomendações:

• Continue com seus cursos, mas complemente-os com tarefas práticas ao final de cada módulo.
  • Faça anotações aplicadas: “Como posso usar isso na prática?”
  • Reduza ligeiramente o tempo de estudo formal e redirecione parte dele para prática e troca.

Conclusão
Você possui excelente base teórica, mas está no estágio de consolidação inicial — isto é, ainda precisa transformar conhecimento em competência.

Obs.: Fiz essa avaliação com base no inglês.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Risielly! Tudo bem?

Parabéns pela excelente iniciativa! Essa autoanálise que você fez é um passo fundamental e demonstra muita maturidade no seu processo de aprendizagem.

As recomendações que você obteve são ótimas e vão direto ao ponto.

O mais importante você já fez: diagnosticou o ponto de melhoria. Agora é colocar em prática essas novas estratégias.

Continue com essa dedicação e proatividade!

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade