Faça uma avaliação do meu nível de aprendizado com base no método 70-20-10.
Claro, Risy. Antes de montar a avaliação do seu aprendizado segundo o método 70-20-10, posso estruturá-la de duas formas:
- Modelo padrão — com perguntas e autoavaliação em cada dimensão.
- Análise personalizada — em que eu avalio suas práticas atuais de aprendizado e dou um diagnóstico e recomendações.
Para seguir corretamente, me confirme uma dessas opções:
- Quero um modelo de autoavaliação*.
- Quero uma avaliação personalizada*, feita por você com base nas minhas respostas.
Se escolher a segunda opção, vou pedir só algumas informações rápidas sobre como você aprende atualmente (ex: tempo de prática, cursos feitos, feedbacks recebidos). Qual das duas você prefere?
Quero uma avaliação personalizada
Perfeito, Risy
Para fazer uma avaliação personalizada do seu aprendizado pelo método 70-20-10, preciso entender como você tem aprendido ultimamente — ou seja, como você divide seu tempo e esforço entre prática, interação com outras pessoas e estudo formal.
Por favor, responda brevemente às perguntas abaixo (pode ser em tópicos curtos):
Parte 1 — Aprendizado pela prática (70%)
Essas são experiências diretas, atividades reais, desafios no trabalho ou projetos que te fazem aprender fazendo.
- Que tipos de atividades práticas você realiza hoje relacionadas ao que quer aprender ou melhorar?
- Em média, quanto do seu tempo de aprendizado (em %) é gasto fazendo na prática?
Parte 2 — Aprendizado social (20%)
Aprender por meio de feedback, mentoria, troca com colegas, observação, comunidades, etc.
- Você recebe feedback sobre o que faz? De quem e com que frequência?
- Participa de grupos, fóruns ou trocas com colegas sobre o tema que está aprendendo?
Parte 3 — Aprendizado formal (10%)
Cursos, aulas, leituras estruturadas, certificações, videoaulas, etc.
- Que tipo de estudo formal você tem feito?
- Com que frequência você se dedica a esses estudos estruturados?
Assim que você responder, eu elaboro uma avaliação detalhada do seu nível de aprendizado em cada dimensão e mostro como equilibrar melhor o método para acelerar seus resultados.
Parte 1
- Eu não realizo nenhuma atividade prática no momento.
- Eu diria que 0% é gasto em prática real.
Parte 2
- Não recebo feedback do que faço.
- Não participo de nenhum grupo ou algo similar.
Parte 3
- Curso online
- Bastante frequência
Perfeito, Risy — obrigado pelas respostas.
Com base nelas, aqui está sua avaliação personalizada segundo o método 70-20-10
Avaliação do aprendizado — Método 70-20-10
Distribuição atual estimada
Prática (70%) → 0%
Social (20%) → 0%
Formal (10%) → ~100%
Você está aprendendo quase exclusivamente por meio de estudos formais, o que demonstra disciplina e comprometimento. Porém, essa concentração excessiva tende a limitar o desenvolvimento de habilidades aplicadas e aprendizado por experiência real, que são os pilares mais eficazes do método 70-20-10.
Análise detalhada por dimensão
1. Aprendizado pela prática (70%) — Nível: Inativo
Você mencionou não realizar nenhuma atividade prática no momento. * Isso indica que o aprendizado ainda é mais conceitual do que aplicado.
O risco é que o conhecimento se torne teórico demais e difícil de transferir para contextos reais.
Recomendações:Escolha pequenos projetos práticos que permitam aplicar o que está aprendendo — por exemplo:
- Produzir textos, apresentações ou simulações relacionadas ao tema que estuda.
- Criar desafios semanais de prática
Registre os resultados e reflexões — isso reforça o aprendizado ativo.
2. Aprendizado social (20%) — Nível: Inativo
- A ausência de feedback e interação reduz muito a qualidade da aprendizagem.
- Aprender sozinho pode gerar pontos cegos: você não percebe erros ou oportunidades de melhoria.
Recomendações:
- Busque feedback estruturado — pode ser de colegas, professores ou fóruns online.
- Participe de grupos de estudo, comunidades ou plataformas com interações.
- Se possível, encontre um mentor ou parceiro de estudo com quem possa trocar experiências.
3. Aprendizado formal (10%) — Nível: Muito alto
- Você demonstra forte dedicação e disciplina ao estudo formal.
- Esse é um ótimo ponto de partida — indica base teórica sólida.
- O desafio agora é transferir o conhecimento para a prática e o contexto social*.
Recomendações:
- Continue com seus cursos, mas complemente-os com tarefas práticas ao final de cada módulo.
- Faça anotações aplicadas: “Como posso usar isso na prática?”
- Reduza ligeiramente o tempo de estudo formal e redirecione parte dele para prática e troca.
Conclusão
Você possui excelente base teórica, mas está no estágio de consolidação inicial — isto é, ainda precisa transformar conhecimento em competência.
Obs.: Fiz essa avaliação com base no inglês.