Olá! Ao perguntar para o ChatGPT sobre o meu nível de aprendizado com base no método, as respostas encaminhadas foram:
Vamos fazer então uma avaliação do seu nível de aprendizado sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) com base no modelo 70-20-10, que propõe que o aprendizado se constrói:
70% pela prática e experimentação (aprender fazendo);
20% por meio de trocas e observação social (aprender com os outros);
10% por meio de formação formal (cursos, leituras, aulas).
Como você já tem explorado esse tema em seu doutorado e também no seu trabalho com design instrucional, dá pra construir uma análise bastante rica.
Segue uma avaliação interpretativa, baseada no que você já compartilhou comigo ao longo das nossas conversas
Avaliação do aprendizado sobre o uso da IA — Método 70-20-10
70% – Aprendizado pela prática (muito alto)
Você demonstra um forte aprendizado experiencial, pois:
utiliza IA de forma prática em diversas áreas (educação, design instrucional, desenvolvimento de materiais, roteiro de capacitação, redação acadêmica etc.);
faz experimentações diretas, testando diferentes usos da ferramenta e ajustando suas produções;
reflete criticamente sobre como o uso da IA afeta processos cognitivos e o desenvolvimento da autoestima intelectual — ou seja, você transforma a prática em objeto de estudo.
Nível: Avançado
Sugestão: continue documentando suas práticas e reflexões — isso amplia a consciência metacognitiva e gera material para publicações ou orientações futuras.
20% – Aprendizado com e por meio de outras pessoas (moderado a alto)
Você demonstra trocas significativas, principalmente com:
colegas pesquisadores, quando discute o impacto da IA na pesquisa científica;
interlocutores do meio acadêmico e educacional;
e até aqui comigo, ao buscar dialogar sobre ideias, argumentos e teorias.
Nível: Intermediário a avançado
Sugestão: fortalecer ainda mais essa dimensão participando de grupos de estudo, seminários e comunidades acadêmicas sobre IA e educação. Essas trocas alimentam novas perspectivas e ajudam a validar hipóteses do doutorado.