1
resposta

[Projeto] Durante um processo de negociação de compra e venda, qual tipo de abordagem você utilizaria para vender, e de que forma? E como cliente, qual seria o seu comportamento?

Recentemente fechei um negócio em minha empresa e utilizei a abordagem boa para ambas as partes, isso me possibilitou ingressar meus produtos capillares no maior distribuidor de produtos do estado que moro. De todo modo percebemos que de forma geral o ser humano sempre busca a abordagem que lhe favorece, porém é sempre importante deixar de lado o egocentrismo e ingressar na prática da justiça e no caminhar com humildade, desta forma haverá harmonia e todos os interesses serão correspondido na medida justa.

1 resposta

Olá Leandro,

Achei interessante a questão trazida aqui e essa reflexão destaca um ponto central nas negociações e nas relações humanas em geral: o instinto natural de buscar vantagens para si mesmo. É comum, durante um processo de negociação, que cada parte tente garantir o máximo de benefícios possível, muitas vezes pensando apenas em seus próprios interesses. No entanto, essa postura pode gerar acordos insatisfatórios para o outro lado e até prejudicar futuras relações comerciais.

A pergunta levantada — se focar somente no benefício próprio é o melhor caminho a longo prazo — nos convida a repensar estratégias. Mas na minha humilde opinião, quando as negociações são baseadas apenas na vantagem individual, pode até haver um ganho imediato, mas há o risco de perder oportunidades de parcerias duradouras, confiança e credibilidade no mercado.

Por outro lado, o modelo de negociação "ganha-ganha", onde ambos buscam uma solução equilibrada e justa, tende a criar um ambiente de respeito, confiança e cooperação. Esse tipo de abordagem valoriza o relacionamento, abre portas para futuras negociações e fortalece a reputação profissional.