Para mim, é bastante curioso observar que mesmo com poucas aulas, meu lado crítico em relação às interfaces tem aumentado a cada dia.
Percebo que o produto final ou até mesmo o simples manuseio de um app ou de uma tela específica pode reduzir a confiança no “serviço” prestado.
Vou dar alguns exemplos:
No WhatsApp, existe a opção de conversar por vídeo. Ele abre automaticamente pela câmera frontal, mas, se você quiser trocar para a traseira, isso se torna impossível, porque há uma barra do próprio aplicativo impedindo que você clique no botão de “girar” a câmera. Detalhe, existe esse botão de girar a câmera, mas por uma falta de atenção o usuário nao está conseguindo usá-lo.
Um exemplo de produto final que tenho observado, e que eu sugeriria ao iFood, é adicionar um botão que permita escolher e se necessário, pagar um valor extra para que o entregador deixe a mercadoria na porta do bloco (pq muito só deixam na portaria).
Existe uma constante discussão entre cliente e entregador, porque muitos não querem entrar e acabam deixando o pedido na portaria. Se essa opção existisse, mesmo com uma taxa adicional, ela aumentaria a satisfação do cliente, que muitas vezes não quer ou não pode ir até a portaria.
Eu tenho inúmeras observações sobre aplicativos que uso e percebo que pequenos detalhes acabam me deixando insatisfeita e com vontade de “quebrar o contrato”.