1
resposta

Minhas Reflexões Sobre a Primeira Aula

MINHAS ANOTAÇOES:

Gostei muito dessa primeira aula, entender que Design vai muito além da parte visual e interfaces, mas de uma mentalidade voltada para solucionar problemas de forma estratégica (que em muitos casos pode ser de uma maneira bem simples, como em alguns exemplos que vimos que bastou acrescentar um microcopy).

Recomendo a leitura dessa matéria sobre microcopy que encontrei enquanto estava pesquisando temas da aula: https://www.cabrunconteudos.com.br/microcopy-entenda-o-que-e-esse-termo-de-ux-writing-e-os-impactos-no-usuario/

Exemplos negativos:

Até hoje acho ruim tanto o site quanto o aplicativo da Amazon, muito confuso e cheio de informações uma em cima da outra.
Passa muita insegurança em comprar lá… Não fica fácil de ver de que loja estou comprando e quem vai ficar responsável em entregar.

E o Mercado Livre, apesar de ter uma boa interface, tem muita burocracia para logar no computador. Nunca consigo, sempre tenho que enviar o link do produto para o meu celular e comprar pelo app. Já desisti varias vezes de comprar por conta disso.

Facebook é uma rede social difícil de mexer, lembro que tive muitas dificuldade para entender no começo e até hoje acho cansativa. E o fato de ter muitos anúncios prejudica a experiencia, acredito que é possível colocar propaganda de forma mais discreta, como nas laterais.

Exemplos positivos:

Spotify: eu nunca achei que iria viciar em ter Spotify premium, por sempre ter ouvido musica de forma gratuita na internet. Mas além da interface ser gostosa (confortável, escura e fácil) o algoritmo acerta muito nas sugestões, principalmente nas sugestões de cada playlist.
É cômodo, confortável e sempre teve aquele ar de que parece que todo mundo tem Spotify menos você rs

Ifood também, poder filtrar o que vc quer por tempo de entrega, menores preços, entrega grátis… isso tudo conta demais.

Mas a 99 food esta chegando com muitos cupons, mas a interface por enquanto não é tão fluida e confortável quanto a da Ifood.

1 resposta

Olá, Alessandra, como vai?

Suas anotações mostram uma compreensão muito boa da ideia de design como estratégia, e não só como “tela bonita”. Você fez conexões bem claras entre experiência, negócio e percepção de marca, principalmente quando comenta sobre confiança na Amazon, burocracia no Mercado Livre e cansaço no Facebook. Isso é exatamente o tipo de olhar crítico que o curso quer desenvolver. E ótima sacada trazer o tema de microcopy, ele realmente muda muita coisa com detalhes aparentemente simples.

Os exemplos que você trouxe são excelentes para pensar em heurísticas de usabilidade. Por exemplo, no caso da Amazon, dá para relacionar com visibilidade do status do sistema e clareza sobre quem vende e entrega. No login do Mercado Livre, entra a questão de reduzir esforço e fricção. Já os pontos positivos do Spotify e do iFood têm tudo a ver com personalização, controle do usuário e facilidade para encontrar o que se quer com pouco esforço.

Parabéns por compartilhar suas percepções e a indicação de leitura, enriquece muito o fórum. Sempre que quiser trocar mais ideias, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!