MINHAS ANOTAÇOES:
Gostei muito dessa primeira aula, entender que Design vai muito além da parte visual e interfaces, mas de uma mentalidade voltada para solucionar problemas de forma estratégica (que em muitos casos pode ser de uma maneira bem simples, como em alguns exemplos que vimos que bastou acrescentar um microcopy).
Recomendo a leitura dessa matéria sobre microcopy que encontrei enquanto estava pesquisando temas da aula: https://www.cabrunconteudos.com.br/microcopy-entenda-o-que-e-esse-termo-de-ux-writing-e-os-impactos-no-usuario/
Exemplos negativos:
Até hoje acho ruim tanto o site quanto o aplicativo da Amazon, muito confuso e cheio de informações uma em cima da outra.
Passa muita insegurança em comprar lá… Não fica fácil de ver de que loja estou comprando e quem vai ficar responsável em entregar.
E o Mercado Livre, apesar de ter uma boa interface, tem muita burocracia para logar no computador. Nunca consigo, sempre tenho que enviar o link do produto para o meu celular e comprar pelo app. Já desisti varias vezes de comprar por conta disso.
Facebook é uma rede social difícil de mexer, lembro que tive muitas dificuldade para entender no começo e até hoje acho cansativa. E o fato de ter muitos anúncios prejudica a experiencia, acredito que é possível colocar propaganda de forma mais discreta, como nas laterais.
Exemplos positivos:
Spotify: eu nunca achei que iria viciar em ter Spotify premium, por sempre ter ouvido musica de forma gratuita na internet. Mas além da interface ser gostosa (confortável, escura e fácil) o algoritmo acerta muito nas sugestões, principalmente nas sugestões de cada playlist.
É cômodo, confortável e sempre teve aquele ar de que parece que todo mundo tem Spotify menos você rs
Ifood também, poder filtrar o que vc quer por tempo de entrega, menores preços, entrega grátis… isso tudo conta demais.
Mas a 99 food esta chegando com muitos cupons, mas a interface por enquanto não é tão fluida e confortável quanto a da Ifood.