Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como aplicar todos esse ensinamentos no ambiente de trabalho?

Atualmente trabalho em uma agência, entrei como Designer e surgiu uma oportunidade de uma vaga como UI/UX. Entrei no curso pois precisava de conhecimentos que não possuia, porém tenho dificuldades de aplica os ensinos que aprendo aqui pois parace não ter espaço de tempo para fazer tudo, sempre que busco fazer protótipos de baixa fidelidade ou um user flow para ter mais clareza sempre surge questinamentos como. "Mas as cores do cliente não são esses", "Não está básicos de mais", "Não seria melhor aplicar a logo para mostrar para o cliente" ou "Preciso entregar para o cliente rápido".

Dai sempre me pego no fluxo de pegar o briefing e ja ir criando os protótipos de alta fidelidade. Não sei se o problema sou eu ou onde trabalho.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Oii, Lucas.

O que você está descrevendo é uma situação muito comum, especialmente em ambientes de agência, onde os prazos são curtos e as entregas precisam ser rápidas. É importante entender que aplicar os ensinamentos de UX nem sempre significa seguir todas as etapas do processo de forma rígida, mas sim adaptar os princípios à realidade em que você está inserido.

No seu caso, o primeiro passo é reconhecer que o aprendizado do curso tem o objetivo de ampliar sua visão sobre o design, e não necessariamente impor um novo processo completo de imediato. Você pode começar aplicando pequenos ajustes no seu dia a dia, por exemplo, em vez de criar um protótipo completo de baixa fidelidade, tente rascunhar rapidamente um fluxo no papel ou em uma ferramenta simples, apenas para organizar suas ideias antes de partir para o layout final. Isso já é uma aplicação prática do pensamento de UX, mesmo que o time não perceba como tal.

Outro ponto importante é a comunicação com o time e com os gestores. Muitas vezes, as pessoas não entendem o valor das etapas de UX porque enxergam apenas o tempo que elas “consomem”. Tente explicar que criar um fluxo ou um protótipo simples no início ajuda a reduzir retrabalho depois, tornando as entregas mais assertivas e rápidas a longo prazo. Quando for possível, mostre exemplos concretos: como uma decisão tomada no rascunho evitou um problema no layout final.

Por fim, tente encontrar o equilíbrio entre as boas práticas e as demandas reais do trabalho. À medida que você conquista confiança e mostra resultados positivos, o espaço para aplicar cada vez mais os métodos de UX tende a crescer naturalmente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Nossa, muito obrigado pela resposta Lorena e pelas dicas tb, continuarei me esforçando.