Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

Problemas com o Eclipse!

Eu segui o passo a passo da aula e instalei o Eclipse IDE 2020 9, e toda vez que crio um projeto java ele pede pra eu criar um módulo, o que seria isso? Eu sempre aperto em "não criar"(o módulo), e o projeto é criado aparentemente de maneira normal. Entretanto, antes mesmo de eu criar uma classe na pasta "src", já aparece um erro na view "Problems", e se eu criar uma class e/ou qualquer outro método, como o "public static void main", e/ou qualquer outra instrução, como a "System.out.println();", ele vai duplicando o mesmo erro, cujo o mesmo é o seguinte:

Description Resource Path Location Type The project was not built due to "Failed to init ct.sym for C:\Users\Ewerton Lucas\AppData\Local\Temp\eoiA177.tmp\plugins\org.eclipse.justj.openjdk.hotspot.jre.minimal.stripped.win32.x86_64_14.0.2.v20200815-0932\jre\lib\jrt-fs.jar". Fix the problem, then try refreshing this project and building it since it may be inconsistent sintaxe-basica Unknown Java Problem

Como poderia resolver isso?

(Detalhe, eu já tinha o Android Studio instalado e totalmente configurado antes disso, pois já usava ele antes)

9 respostas

Opa Ewerton, tudo com você?

Estou vendo que você está sem sorte, tanto o sistema operacional quanto o Eclipse estão pegando as versões erradas do Java para você! rs

Dá uma olhada nesse tópico que mostra o passo a passo de como resolver isso.

Outra opção seria você seguir os passos desse outro tópico. Aqui eu só mencionei os caminhos para o JRE, mas pode usar o caminho do JDK no lugar.

Testa aí e depois me avisa se funcionou!

Forte abraço e bons estudos!!

Bom, segui o passo a passo do seu primeiro link e não funcionou, tentei o segundo e acabou resolvendo a questão dos erros que estavam dando. Entretanto, agora está aparecendo um warning para mim com a seguinte mensagem:

Description Resource Path Location Type The compiler compliance specified is 14 but a JRE 1.8 is used sintaxe-basica Compiler Compliance JRE Compiler Compliance Problem

Além disso, quando vou dar Run no meu código aparecem dois popups acusando erros. Seguem os links das duas fotos mostrando os dois popups:

1° Pop up: https://drive.google.com/file/d/1kJwBM00jE9PeY7mdvtKublBQgZhGjCLk/view?usp=sharing

2° Pop up: https://drive.google.com/file/d/1cPjOgMbWCeVij2PRD5Z6DdZVYR2vYh5D/view?usp=sharing

Por fim, após apertar "ok" nos dois Pop ups, no meu console mostra o seguinte erro:

Exception in thread "main" java.lang.UnsupportedClassVersionError: Programa has been compiled by a more recent version of the Java Runtime (class file version 58.0), this version of the Java Runtime only recognizes class file versions up to 52.0 at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method) at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source) at java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source) at java.net.URLClassLoader.defineClass(Unknown Source) at java.net.URLClassLoader.access$100(Unknown Source) at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source) at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method) at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source) at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source) at sun.launcher.LauncherHelper.checkAndLoadMain(Unknown Source)

Como resolver essa questão?

(Detalhe, eu já tenho o Android Studio instalado e totalmente configurado antes de instalar o Eclipse, pois já usava ele antes)

Opa Ewerton, tenta reinstalar o Java e pegar apenas a versão que você está usando. O Eclipse está se perdendo na hora de pegar o JDK.

Isso deveria resolver o problema de "compliance" também!

Certo, entendi, desculpa pela pergunta, acredito que deva ser algo simples e que eu deveria saber kkkk Mas como que faço pra saber qual é a versão correta do Java que eu tenho que instalar?

Que nada Ewerton, esse é justamente o propósito do fórum. Qualquer dúvida é válida!

Eu diria que a versão "correta" seria o Java 14, por ser mais a mais recente. O Eclipse tá pegando a versão 1.8 quando o que precisamos é a versão 14 pra rodar seu programa.

Testa aí e se tiver qualquer problema, por favor me avise!!

O que eu não entendo é que eu já tenho o JDK 14 instalado, nesse diretório aqui: "C:\Program Files\Java", eu tenho três pastas, que são as seguintes:

• jdk1.8.0_271
  • jdk-14.0.2
  • jre1.8.0_271

Porém toda vez que chego no site da Oracle (https://www.oracle.com/technetwork/pt/java/javase/downloads/index.html), só tem disponível para download o arquivo .exe do jdk-8u271, que é o que eu já instalei que é o jdk 1.8, onde eu poderia achar o Java 14?

Olá Ewerton, você pode encontrar nesse link do próprio site da Oracle. Porém, acredito que você precise de uma conta para fazer o download.

Será que remover as pastas do JDK e do JRE não resolveriam? A partir daí precisaríamos configurar as variáveis de ambiente como o Paulo fez. Também seria bom deixar o caminho da pasta bin do jdk-14.0.2 lá no arquivo eclipse.ini (como eu mostrei no outro tópico) para garantir que o Eclipse vai usar o JDK 14 para compilar seus programas. Como último passo, seria preciso apenas seguir os passos do primeiro link que eu mandei para garantir que o Eclipse está executando o programa com o Java 14 correto também.

Fico no aguardo por qualquer notícia ou resultado! ;)

Cara, tu és um Deus! Muito obrigado! Não sei como funcionou, eu só fiz tirar as pastas do Java 1.8, vim no, coloquei uma nova variável de ambiente (repeti, pois já tinha uma idêntica lá), abri o Eclipse, apaguei todos os erros e todos os warning, fechei, abri de novo, alterei o link na propriedade -vm no eclipse.ini, enfim, eu sai refazendo tudo que eu já tinha visto até agr de possíveis soluções e tá rodando tranquilo o código, não está aparecendo nada na view Problems, não sei se foi pq eu exclui tbm e está dando algum erro interno, mas acredito que não, pois já dei Run e funcionou, quando vc da Run ele faz um Build novamente do projeto, certo? Se tivesse dando erro teria aparecido novamente, certo?

solução!

Opa Ewerton, agora só vai! Toda vez que rodamos o código Java, ele é compilado e geramos o bytecode, essa etapa de compilação faz parte do processo de Build (que envolve muito mais coisas que serão vistas com o decorrer do curso). Então, se o resultado do seu programa foi o esperado e nenhum erro apareceu no console ou na view Problems, então está tudo certo!!

Nesse momento, eu só testaria o Android Studio para ver se está tudo igual por lá também, mas enquanto o Eclipse não apontar algum problema, pode codar sem medo!

Se encontrar qualquer problema ou surgir alguma dúvida durante os cursos, não hesite em recorrer ao fórum!

Abraços!!