É provável que esta dúvida já tenha sido respondida aqui. Estou iniciando meu aprendizado em Java e alguém poderia, por favor, me explicar o que é e para que serve Enum, Interface, Classe e Record em Java?
Agradeço desde já a ajuda.
É provável que esta dúvida já tenha sido respondida aqui. Estou iniciando meu aprendizado em Java e alguém poderia, por favor, me explicar o que é e para que serve Enum, Interface, Classe e Record em Java?
Agradeço desde já a ajuda.
Oii, tudo bem?
Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando, Gabriel.
No Java, cada uma dessas estruturas possui um propósito específico para organizar o código. Como você tá lidando com um projeto antigo, entender essas diferenças vai ajudar você a identificar por que certas partes do sistema foram escritas de determinada forma.
class)A classe é a unidade básica da Programação Orientada a Objetos. Ela serve como um molde para criar objetos.
Usuario ou ProcessadorDePagamento.interface)A interface funciona como um contrato. Ela define o que uma classe deve fazer, mas não como ela faz.
Autenticador pode ser implementada por AutenticacaoViaSenha ou AutenticacaoViaDigital.enum)O Enum (abreviação de enumeration) é um tipo especial usado para definir um conjunto fixo de constantes.
PENDENTE, PAGO, CANCELADO) ou níveis de acesso.record)Introduzido em versões mais recentes do Java (Java 14+), o Record é uma forma simplificada de criar classes que servem apenas para carregar dados.
| Estrutura | Objetivo Principal | Exemplo de Uso |
|---|---|---|
| Classe | Definir objetos com estado e comportamento. | Funcionario, ContaBancaria |
| Interface | Definir um contrato de comportamento. | Calculavel, ArmazenamentoDados |
| Enum | Definir uma lista de valores fixos. | MesDoAno, PrioridadeTarefa |
| Record | Transportar dados de forma imutável. | EnderecoDTO, DadosLogin |
Espero ter ajudado.