1
resposta

Problema ao criar o projeto, no Visual Studio Code

Estou tentando criar o projeto, utilizando o Visual Studio Code, porém estou com alguns problemas, na seguintes parte da aula 1 > o sistema de leilões, "Criando a solução". Segue abaixo os itens que não estou conseguindo realizar:

  • "Em seguida crie duas pastas de solução chamadas respectivamente src e tests."

  • "Dentro da pasta src crie um projeto do tipo biblioteca de classes .Net Standard 2.0 chamado Alura.LeilaoOnline.Core."

Onde destaquei em negrito, é a parte onde não estou conseguindo implementar.

Atenciosamente, Wiliam Nascimento.

1 resposta

Olá William, tudo certo?

Realmente, para fazer essas tarefas simples sem a IDE completa não é muito intuitiva.

Vamos começar com um passo a passo do zero. Se já tiver o arquivo da solução, pode pular essa parte, mas a parte da criação de projetos e da inclusão do projeto na solução são passos importantes. Mas lembre-se de executar esses passos dentro do diretório que pretende manter a estrutura da solução.

Você precisa criar o arquivo da solução para incluir os projetos dentro deste arquivo. O comando dotnet new sln -n Alura.LeilaoOnline cria o arquivo de solução Alura.LeilaoOnline.sln no diretório atual.

Depois, você deve criar as duas pastas pelo Windows Explorer mesmo, ou pela interface gáfica do sistema que está usando, exatamente dentro da pasta onde tem o arquivo .sln. Depois, vá para a pasta src e crie um projeto novo via CLI com o comando dotnet new classlib -o Alura.LeilaoOnline.Core --nuget-source 2,0

Explicando:

  • dotnet new classlib é o comando da CLI para criar algum projeto novo do tipo biblioteca de classes (.dll).
  • -o Alura.LeilaoOnline.Core define o diretório que o projeto será criado. Como não tem nenhum argumento, o nome do projeto será o mesmo do diretório. Para adicionar um nome diferente deve adicionar a flag -n e em seguida colocar o nome do projeto.
  • --nuget-source 2,0 define a versão do .Net Core do projeto e é correto usar a vírgula para separar o número decimal, afinal, é o padrão americano.

Por fim, é necessário adicionar o projeto novo dentro do arquivo da solução. Vá até a pasta do darquivo da solução, e como arquivo do projeto está dentro da pasta src/Alura.LeilaoOnline.Core, é necessário passar um caminho meio grande como parâmetro, mas não outra opção, então o comando para adicionar o projeto na solução, levando em conta todos os passos acima, vai ficar assim: dotnet sln add "src/Alura.LeilaoOnline.Core/Alura.LeilaoOnline.Core.csproj".

Não é necessário adicionar nenhum nome do arquivo .sln, porque o comando usa o arquivo a partir do diretório atual, se tiver vários ocorrerá um erro.

Para mais informações sobre tudo isso que falei, tem esse link da documentação sobre dotnet sln, esse link da documentação sobre dotnet new e esse link sobre a documentação da CLI do .Net.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software