Boa tarde Marcos, meu xará! Tudo joia?
Como alguém que já está inserido no mercado, acredito que existam primeiros passos, tanto em estudo quanto organização mesmo.
- Sei que todo mundo te fala isso, mas estude a base da programação: Lógica de Programação / Algoritmo. Isso vai te dar base para você ir pra qualquer linguagem que quiser, pois na verdade, um desenvolvedor de software não é vinculado a uma linguagem específica. A linguagem é a ferramenta para materializar seus algoritmos. Além disso, a lógica de programação te trás conceitos teóricos importantes de ferramentas que as linguagens oferecem.
- Se já tiver algo que realmente te interesse em aprender, já comece pela linguagem mais comum nessa área (Exemplo: se quiser trabalhar com APIs, poderia já começar com C# invés de javascript, ou começar com javascript caso tenha interesse em Front-End). Isso te dá mais ânimo para começar. Se não tiver nada em específico sugiro ou python para back-end por ser de fácil entendimento para iniciantes ou começar por javascript com foco em front end. Pois o front end te trás uma resposta visual rápida dos seus códigos e isso é muito empolgante.
- Por fim, tente seguir esse fluxo de estudos: Básico de linguagem de programação (estrutura de dados, linq, estruturas condicionais e de repetição, etc) -> Orientação a objetos (juro que não é um bixo de 7 cabeças). Aqui vai aprender sobre herança, objetos, classes, etc. Isso é MUITO importante. -> SQL básico para aprender a trabalhar com banco de dado relacional. Aqui vai ser uns inner join, select, e funções básicas. Ver oq são views e índices. -> Aprenda algum Micro-ORM ou ORM, basicamente uma forma de integrar o seu banco de dados dentro do seu sistema. Sugiro começar estudando a forma mais crua de fazer isso na linguagem que escolheu e depois partir pra frameworks.
Claro que o item 3 vai variar também da área que quer seguir, linguagem, etc. Se quiser front-end por exemplo, há quem diga que aprender DOM é mais importante no início do que aprender Orientação a Objetos. Veja a comunidade especifica