Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Primeiros passos na programação

Quais são os primeiros passos para começar a programar? Por onde eu devo começar?

1 resposta
solução!

Boa tarde Marcos, meu xará! Tudo joia?

Como alguém que já está inserido no mercado, acredito que existam primeiros passos, tanto em estudo quanto organização mesmo.

1. Sei que todo mundo te fala isso, mas estude a base da programação: Lógica de Programação / Algoritmo. Isso vai te dar base para você ir pra qualquer linguagem que quiser, pois na verdade, um desenvolvedor de software não é vinculado a uma linguagem específica. A linguagem é a ferramenta para materializar seus algoritmos. Além disso, a lógica de programação te trás conceitos teóricos importantes de ferramentas que as linguagens oferecem.
  2. Se já tiver algo que realmente te interesse em aprender, já comece pela linguagem mais comum nessa área (Exemplo: se quiser trabalhar com APIs, poderia já começar com C# invés de javascript, ou começar com javascript caso tenha interesse em Front-End). Isso te dá mais ânimo para começar. Se não tiver nada em específico sugiro ou python para back-end por ser de fácil entendimento para iniciantes ou começar por javascript com foco em front end. Pois o front end te trás uma resposta visual rápida dos seus códigos e isso é muito empolgante.
  3. Por fim, tente seguir esse fluxo de estudos: Básico de linguagem de programação (estrutura de dados, linq, estruturas condicionais e de repetição, etc) -> Orientação a objetos (juro que não é um bixo de 7 cabeças). Aqui vai aprender sobre herança, objetos, classes, etc. Isso é MUITO importante. -> SQL básico para aprender a trabalhar com banco de dado relacional. Aqui vai ser uns inner join, select, e funções básicas. Ver oq são views e índices. -> Aprenda algum Micro-ORM ou ORM, basicamente uma forma de integrar o seu banco de dados dentro do seu sistema. Sugiro começar estudando a forma mais crua de fazer isso na linguagem que escolheu e depois partir pra frameworks.

Claro que o item 3 vai variar também da área que quer seguir, linguagem, etc. Se quiser front-end por exemplo, há quem diga que aprender DOM é mais importante no início do que aprender Orientação a Objetos. Veja a comunidade especifica