2
respostas

passo a passo para linkar a libcurl no programa em C no Visual Studio Community

Para meu trabalho, preciso utilizar num programa escrito em linguagem C a libcurl. Estou utilizando o Visual Studio Community, Teriam um passo a passo para linkar a libcurl no meu programa C? A pasta onde se encontra a curl baixada e: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O programa deve rodar em Windows, mas não localizei a biblioteca estatica com a extensão ,lib e nem a biblioteca dinâmica com a extensão ,dll. Podem me ajudar, por favor? Pelo que pesquisei: no Windows a extensão e *.lib para biblioteca estatica e *.dll para dinâmica. Selecionei so Windows :https://curl.se/download.html

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

E aí, Alberto!

Beleza, vou te dar um passo a passo rápido para linkar a libcurl no teu programa C no Visual Studio Community.

1. Baixando a libcurl: Primeiro, confirma se tu já baixou a libcurl do site oficial. Se sim, beleza. Se não, baixa lá.

2. Localizando os arquivos: Tu mencionou que não achou as bibliotecas estática e dinâmica, né? No Windows, essas geralmente são *.lib e *.dll. Dá uma olhada na pasta onde tu baixou o curl e procura por arquivos com essas extensões.

3. Configurando o Visual Studio: Abre teu projeto no Visual Studio. Vai na Solution Explorer, clica com o botão direito no teu projeto e escolhe "Properties".

4. Configurando as Propriedades do Projeto:

• No menu da esquerda, escolhe "C/C++" e depois "General".

• Em "Additional Include Directories", adiciona o caminho para a pasta include do teu curl. Tipo assim: CaminhoOndeBaixou\curl-7.x.x\include.

• Agora, vai em "Linker" e depois "General".

• Em "Additional Library Directories", adiciona o caminho para a pasta lib do teu curl. Tipo assim: CaminhoOndeBaixou\curl-7.x.x\lib.

• Por fim, ainda em "Linker", vai em "Input".

• Em "Additional Dependencies", adiciona o nome da biblioteca estática. Tipo assim: libcurl.lib.

5. Copiando as DLLs: Se tu usou a versão dinâmica da libcurl, copia a libcurl.dll para a pasta onde tá o teu executável.

6. Conferindo a Configuração: Dá uma conferida nas configurações. Se tudo estiver certo, teu programa C deve compilar e rodar sem problemas.

Se tu tiver mais alguma dúvida, dá um grito aí. Boa sorte no código!

Executei o seu passo a passo, e FUNCIONOU! Foi correr pro abraço. Obrigadissimo, super valeu!

Pasta da libcurl baixadaConfiguração no Visual Studio: ![additional include and library directories] (https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/362808/0aa8826f-d91b-4c07-be11-5ac3bc6ffb23.png)

additional dependencies