1
resposta

Negociação em excesso pode ser nocivo pra economia?

Boa tarde! Gostaria de saber se a cultura da "negociação" em excesso não é péssimo pra uma economia? Há negociações de projetos e serviços que é necessário para ambos ganharem e se ajustarem. Porém essa cultura em EXCESSO para todos os produtos não é ruim? Explico:

Em um ambiente nacional onde produtores naturalmente elevam os preços de TUDO porque esperam que o comprador vá reclamar e pedir desconto não faz com que as pessoas não tenham mais confiança nos valores da economia? não faz com que o ambiente de negócio não seja um local seguro? um exemplo é a compra de apartamentos onde os vendedores elevam propositalmente os valores já esperando abaixar na "negociação". Nesse caso em específico as pessoas são obrigadas a negociar porque sabem que estão sendo exploradas. Quem não negociar será explorado na compra do imóvel.

Eu acredito que é extremamente nocivo para um país viver numa economia onde não se pode vender um guarda-chuva pelo valor que ele realmente vale e sim elevar o preço propositalmente pra negociar depois. Nessa hipótese, em escala global, nenhum comerciante pode cobrar o preço verdadeiro de algo ou sairá no prejuízo. Enquanto do outro lado os compradores não confiam nos vendedores sabendo que todos buscam explorar caso não seja pedido desconto. Num ambiente em que o vendedor só abaixe o preço e mostra suas MACNAs depois de perdermos tempo negociando constrói um clima de desconfiança, já que o vendedor só diminui o preço ou mostra a MACNA pra alguns e não pra outros.

Outra visão mais intangível dessa hipótese: o gasto de tempo em que os cidadãos perderiam pra negociar por cada produto e serviço num ambiente de desconfiança pelo outro.

E por que negociarmos preços como treino junto dos comerciantes e feirantes vulneráveis? Gostaria de saber como negociar preço num grande supermercado, no posto de gasolina ou no frigorífico uma vez que a inflação de alguns produtos foi acima de 70% em 2021.

A indagação acima advém da minha experiência no mercado como vendedor e comprador em analogia a alguns conhecidos que pedem desconto independente do preço de qualquer coisa, seja algo de 100 reais a 1 real.

1 resposta

Olá Bruno.

Tudo bom?

Obrigada por compartilhar seu comentário conosco.

Acredito que qualquer coisa em excesso seja ruim.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software