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Método PESC

Quais são os exemplos de perguntas poderosas/inteligentes na venda B2C? Mais especificamente na venda de produtos intangíveis.

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Oi Manoela,

Encontrei uma seleção de perguntas que pode nos preparar para esse momento:

  • As necessidades do cliente são mesmo atendidas pelas soluções que sua empresa oferece?
  • Que problema o cliente pode resolver com as soluções de sua empresa?
  • Quanto seu cliente tem gasto, anualmente, para resolver esse problema?
  • Quanta importância o cliente dá ao preço para tomar a decisão de compra?
  • Quem será o usuário final do produto ou serviço oferecido ao cliente?
  • Que é a pessoa responsável pela tomada de decisão?
  • Existem influenciadores da decisão de compra?
  • Quem são eles?
  • O cliente já usou uma solução semelhante a que você está oferecendo?
  • O processo de decisão de compra envolve uma única pessoa ou passa por vários níveis de aprovações ou mesmo um comitê?
  • Quando o cliente se deu conta que tinha um problema?
  • O que já foi feito no sentido de resolver esse problema?
  • Se o problema for solucionado, quem na empresa mais se beneficiará com isso?
  • Se o problema não for resolvido, quais as consequências para o negócio do cliente?
  • Existem outras prioridades que o cliente precisa resolver antes desse problema?
  • Há um prazo limite para que o problema seja resolvido?
  • Quais os objetivos e metas do cliente em relação à adoção da solução oferecida?
  • O cliente definiu um plano de ações claro para alcançar isso?
  • Quais os possíveis empecilhos que podem fazer com que esse plano não dê certo?
  • Em quanto tempo o plano de ação estará sendo executado?
  • Quanto tempo ele vai durar?
  • O cliente já definiu um orçamento para essa ação?
  • Ele tem a verba necessária ou algum modo de consegui-la?
  • Ele está de acordo com o valor do produto ou serviço que sua empresa oferece?
  • Qual é, afinal, a real necessidade do cliente?
  • Depois de tomada a decisão, em quanto tempo o cliente irá operacionalizá-la?
  • Se o cliente tomar a decisão, mas demorar para adotar, isso será prejudicial para seu negócio?
  • Quanto isso será prejudicial?
  • O cliente está disposto a correr esse risco?
  • O cliente quer adotar a solução, mas existem outras pessoas na empresa que não querem?

Uma vez que a gente crie respostas hipotéticas, podemos usá-las, num caminho inverso para tentar despertar o interesse do cliente sobre o nosso produto.