2
respostas

maxima e python

Uma dúvida: tudo isso que hoje é feito no maxima podemos utilizar o módulo numpy para fazer com o python, certo? Existe um que seja melhor do que o outro? Outra dúvida: há um curso semelhante que ensine as mesmas matérias mas sem utilizar o maxima, e sim o python?

2 respostas

Olá Pietro, tudo bem com você?

Então, essa parte de matemática com certeza bibliotecas como numpy podem ser úteis e atingir o mesmo resultado, acredito que a grande questão será que terá um processo de pesquisa para saber quais funções utilizar

Existe um que seja melhor do que o outro?

Na verdade não, a grande questão é que o Máxima é mais um software de resolver equações e plotar gráficos, enquanto o python vai ter todo o conforto de uma linguagem de programação

Na prática se utilizasse o Python daria na mesma pois iriamos atribuir a uma variável o valor de uma conta resolvida pelo numpy e assim sucessivamente, não haveria loops, condicionais, filtros, funções extras, etc.

Outra dúvida: há um curso semelhante que ensine as mesmas matérias mas sem utilizar o maxima, e sim o python?

Acredito que não, em algum ponto pode haver esse conceito sendo explicado para explicar machine-learning ou data-science, mas o mesmo tipo de curso utilizando Python não, até porque seguiria a mesma dinâmica que comentei anteriormente :)

Minha dica seria focar nos conceitos, tudo que é aprendido com máxima pode ser estendido para qualquer outra linguagem de programação, o importante é entender as características de uma função, o que é um limite, qual o significado de uma derivada, etc, etc...

Esses conceitos que acabam sendo essenciais para aplicar e ter uma visão melhor da coisa, a ferramente é o que menos importa neste momento, ela é apenas uma facilitadora para não fazer as contas no papel :)

Abraços e Bons Estudos!

Agradeço muito. Focarei nos conceitos. Independente, acho importante aprender a usar os módulos de matemática do python. Eu andei pesquisando nos últimos dias após ter enviado esta dúvida, e acredito que o numpy nem é o módulo mais adequado. O que estão dizendo é o sympy. Gostaria muito de fazer um curso com vocês que aprofundasse sobre a utilização de sympy. É importante dizer que, até onde pude verificar, maxima é inacessível para leitores de tela. Quero me aprofundar em matemática por gostar do assunto e porque acho que ajuda a me desenvolver como cientista de dados. Poder fazer isso através do sympy seria maravilhoso.