Opa galera , tudo bem ? Sou novo por aqui , estou querendo aprender mais de programacao para a area de Finance , alguem tem alguma diga para iniciantes ? Fiquei na duvida entre Python e C++
Opa galera , tudo bem ? Sou novo por aqui , estou querendo aprender mais de programacao para a area de Finance , alguem tem alguma diga para iniciantes ? Fiquei na duvida entre Python e C++
Oii, Renato! Tudo bem?
Seja muito bem-vindo à comunidade.
Pra quem tá iniciando na programação agora, o Python costuma ser o caminho mais indicado. O motivo principal é que a forma como escrevemos o código (a sintaxe) é mais limpa e próxima da linguagem humana, o que ajuda você a entender a lógica por trás dos algoritmos sem se preocupar tanto com regras complexas de escrita logo de cara. E, o Python domina a área de Ciência de Dados e Análise Quantitativa, com muitas bibliotecas prontas (como Pandas e NumPy) que são padrão de mercado para manipular tabelas e cálculos financeiros.
Já o C++ tem um foco diferente: velocidade extrema. Ele é muito usado em áreas específicas, como o High Frequency Trading (HFT), onde a execução das ordens precisa acontecer em milissegundos. Mas, ele possui uma curva de aprendizado mais longa e exige um gerenciamento de memória do computador mais manual, o que pode ser um pouco frustrante para o seu primeiro contato.
Minha sugestão: comece pelo Python. Com ele, você conseguirá construir seus primeiros modelos e análises mais rapidamente. Depois, quando já tiver uma base sólida de lógica, se sentir necessidade de trabalhar com sistemas de ultra velocidade, o C++ será um próximo passo natural.