Pedi ao ChatGPT pra me fazer perguntas que pudessem definir meus pontos fortes e fracos pro desenvolvimento do aprendizado autônomo e depois de responder, obtive as seguintes informações:
Pontos Fortes
Motivação Realista: Você se sente motivado pela aplicação prática do que aprende.
Planejamento Flexível: Tem um método básico de organização que respeita seu ritmo.
Facilidade em Encontrar Recursos: Não tem problemas para acessar bons materiais.
Atenção Prolongada: Hábito adquirido durante estudos para concursos.
Abordagem Multimodal: Sente-se confortável aprendendo com diferentes formatos e valoriza a prática.
Adaptabilidade e Persistência: Evoluiu para não abandonar projetos no meio do caminho.
Pontos Fracos
Procrastinação: Tem histórico de deixar estudos para a última hora, prejudicando a qualidade do aprendizado.
Autocrítica Exagerada: Tende a subestimar o progresso, o que pode desmotivar ou gerar ansiedade.
Dificuldade em Resolver Problemas Complexos: Sente-se perdido sem orientação clara, indicando necessidade de prática em solução de problemas.
Aplicação Prática: Ainda enfrenta desafios em usar conceitos aprendidos em situações reais.
Sugestões para Melhorar
Aprimorar Planejamento:
Experimente usar uma ferramenta de gerenciamento como Notion ou Trello para organizar tarefas diárias, priorizando pequenos objetivos. Controle da Autocrítica:
Registre seu progresso (projetos, exercícios feitos, conceitos aprendidos). Revisitar isso pode ajudar a perceber o quanto evoluiu. Prática Orientada:
Resolva projetos menores baseados em problemas reais. Por exemplo, crie scripts em Python que automatizem tarefas do dia a dia. Conexão com Comunidades:
Participe de hackathons ou projetos colaborativos para enfrentar desafios práticos e aprender com outros. Simulação de Cenários Reais:
Tente resolver problemas sem recursos externos de imediato. Se não conseguir, volte ao material, aprenda, e tente novamente. Se quiser, posso ajudar a montar um plano de estudos personalizado ou sugerir projetos práticos para você aplicar o que tem aprendido!