Pessoal,
Durante a parte da aula em que foi apresentado a oportunidade do "Desafio: Learning Canvas", após passar pela metodologias e estruturas, fui capturado por uma reflexão que ultrapassa o conteúdo técnico. Muitas vezes, recebemos essas ferramentas como "martelos corporativos" — feitos apenas para pregar os pregos do dia a dia da empresa. Mas a verdadeira, acredito, que tudo está em perceber que a lógica por trás da ferramenta é universal.
O Learning Canvas, não serve apenas para desenhar produtos, aulas, ou outra demanda do seu dia a dia no trabalho; ele serve para arquitetar o pensamento.
Para provar esse ponto — e talvez "provocar" vocês a fazerem o mesmo com suas próprias demandas — decidi "subverter" o uso padrão do método
Peguei a estrutura que vimos com a disponibilidade da planilha, e a apliquei para desatar um nó complexo do meu Mestrado (TCC) sobre o impacto da IA nas dinâmicas geracionais. Onde antes eu via um emaranhado de teorias acadêmicas, o canvas me forçou a encontrar a essência do problema e a clareza da solução.
Estou compartilhando o resultado final em anexo não apenas como um exemplo técnico, mas como um convite. Um convite para olharmos o que a empresa nos oferece não como "treinamento para o trabalho", mas como "repertório para a vida". Quando removemos o crachá e aplicamos essas lógicas em nossos projetos pessoais, a ferramenta deixa de ser um processo e vira, de fato, conhecimento.
Fica aqui minha pequena contribuição para expandirmos os muros do que aprendemos juntos.
Um abraço de luz para todos!