Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Sugestão] Learning Canvas: - O método além da ferramenta: Uma reflexão sobre a aplicabilidade da ferramenta

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pessoal,

Durante a parte da aula em que foi apresentado a oportunidade do "Desafio: Learning Canvas", após passar pela metodologias e estruturas, fui capturado por uma reflexão que ultrapassa o conteúdo técnico. Muitas vezes, recebemos essas ferramentas como "martelos corporativos" — feitos apenas para pregar os pregos do dia a dia da empresa. Mas a verdadeira, acredito, que tudo está em perceber que a lógica por trás da ferramenta é universal.

O Learning Canvas, não serve apenas para desenhar produtos, aulas, ou outra demanda do seu dia a dia no trabalho; ele serve para arquitetar o pensamento.

Para provar esse ponto — e talvez "provocar" vocês a fazerem o mesmo com suas próprias demandas — decidi "subverter" o uso padrão do método

Peguei a estrutura que vimos com a disponibilidade da planilha, e a apliquei para desatar um nó complexo do meu Mestrado (TCC) sobre o impacto da IA nas dinâmicas geracionais. Onde antes eu via um emaranhado de teorias acadêmicas, o canvas me forçou a encontrar a essência do problema e a clareza da solução.

Estou compartilhando o resultado final em anexo não apenas como um exemplo técnico, mas como um convite. Um convite para olharmos o que a empresa nos oferece não como "treinamento para o trabalho", mas como "repertório para a vida". Quando removemos o crachá e aplicamos essas lógicas em nossos projetos pessoais, a ferramenta deixa de ser um processo e vira, de fato, conhecimento.

Fica aqui minha pequena contribuição para expandirmos os muros do que aprendemos juntos.

Um abraço de luz para todos!

2 respostas
solução!

Olá, Dorival! Como vai?

Gostei demais da forma como o conteúdo foi expandido para além do uso técnico!

Sua resposta mostra uma reflexão profunda sobre o papel das ferramentas, evidencia criatividade ao aplicar o Learning Canvas em um contexto acadêmico e transmite clareza ao transformar complexidade em soluções objetivas.

Uma sugestão para o futuro seria detalhar ainda mais como cada etapa do canvas contribuiu para organizar as ideias, enriquecendo o exemplo compartilhado.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Daniel! Tudo ótimo.

Obrigado mais uma vez pela análise criteriosa. Fico muito satisfeito que a aplicação do Learning Canvas tenha soado criativa e objetiva para você, tenho sempre essa preocupação de não apenas usar a ferramenta técnica, mas garantir que ela realmente traduza a complexidade em algo tangível e organizado.

Sua sugestão de detalhar como cada etapa do Canvas contribuiu para a organização das ideias é excelente. Realmente, mostrar o 'racional' por trás do preenchimento agrega muito valor didático.

Como você tem essa visão aguçada para metodologia, gostaria muito de te convidar para ver minhas outras resoluções de tarefas aqui no perfil. Tenho me esforçado para manter esse padrão de clareza em diferentes desafios do curso, e seria um privilégio ter seus comentários técnicos nessas outras entregas também.

Seguimos conectados!

Um abraço de luz para ti!