2
respostas

Autoavaliação em aprendizagem autônoma

Aprendizagem autônoma é aquela em que a pessoa, busca aprender sozinha, algo do seu interesse, sem que lhe seja imposto, organizando seu tempo e pesquisando em fontes que possam ajudá-la a entender sobre o assunto.

Considero que tenho procurado desenvolver minha autonomia ao estudar, procurando conteúdos adicionais aos apresentados no curso. Vejo vídeos,, leio textos e tento fazer exercícios para reforçar o aprendizado. Porém, apresento pontos positivos e negativos.

PONTOS POSITIVOS:

Busco informações por iniciativa própria;
Tenho uma certa facilidade para entender os conteúdos, vídeos e exercícios.
Costumo finalizar os cursos iniciados;
Gosto de anotar partes importantes do conteúdo;
Ler em voz alta, principalmente se tiver ruídos no ambiente, facilita meu entendimento;
Organizo o conteúdo já estudado e arquivo o material para futuras consultas.

PONTOS NEGATIVOS:

Preciso melhorar minha organização;
tenho que evitar procrastinar;
Organizar melhor meu tempo;
Evitar distrações.
Desenvolvo a tarefa com maior celeridade quando sou cobrada.

De um modo geral, creio que estou desenvolvendo a aprendizagem autônoma, mas preciso me disciplinar mais, para evitar a procrastinação e as distrações, organizar melhor minhas tarefas diárias, para que possa ter mais tempo livre para estudar. Enfim, continuar buscando ter mais foco, para melhorar a cada dia.

2 respostas

Oi, Gizélia! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Gostei da sua análise, Importante quando você identifica com clareza seus pontos positivos e pontos a desenvolver, mostrando consciência do seu processo de aprendizagem autônoma. Sua prática de buscar conteúdos extras, anotar e organizar materiais está bem alinhada com o que o curso propõe.

Siga nesse caminho e continue ajustando sua rotina aos poucos, respeitando seu ritmo e seus objetivos. Dica: para reduzir a procrastinação e melhorar a organização, defina blocos curtos de estudo no dia, com horários claros e sem distrações, usando listas simples do que será estudado em cada bloco.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oi Rafaela, bom dia!

Obrigada pela dica. Vou procurar fazer dessa forma.

Atenciosamente,

Gizélia Soares.