A Teoria U foi um tema totalmente novo para mim, mas me chamou atenção justamente por tratar problemas complexos de uma forma diferente da lógica tradicional de simplesmente analisar dados e partir para uma solução.
Pelo que compreendi, a proposta passa por escutar melhor, suspender julgamentos, observar o sistema, refletir sobre o futuro desejado e só depois prototipar caminhos possíveis. Isso faz bastante sentido quando estamos falando de desafios que não têm uma resposta simples ou puramente técnica.
Acredito que outras empresas também podem usar a Teoria U, ou abordagens semelhantes, para construir novas narrativas de futuro. Em temas como sustentabilidade, transformação digital, inclusão, educação, saúde e impacto social, não basta apenas melhorar processos existentes. Muitas vezes é necessário repensar o papel da organização na sociedade.
Também acho que faz sentido as empresas assumirem parte dessa responsabilidade, desde que isso não fique apenas no discurso. Empresas têm recursos, influência, dados, capacidade de mobilização e impacto direto na vida das pessoas. Por isso, quando se propõem a construir futuros desejáveis, precisam fazer isso com escuta real, diversidade de perspectivas, governança e compromisso com ações concretas.
Para mim, o principal aprendizado é que problemas complexos exigem mais do que resposta rápida. Exigem presença, escuta, reflexão, colaboração e coragem para testar novos caminhos.