Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Qualidade de escuta

Como está a sua qualidade de escuta?
A minha qualidade de escuta busca ir além do automático, tentando deixar de lado os julgamentos habituais para absorver novas perspectivas de forma genuína. Em um dia a dia dinâmico, procuro praticar uma escuta empática e generativa, conectando-me ao que o outro realmente traz e ao futuro que queremos construir juntos, compreendo que, como aponta Otto Scharmer, o sucesso e a velocidade na resolução de problemas dependem diretamente dessa habilidade de adaptar a atenção a cada situação de forma presente e consciente. Muito desta visão, devo aos treinamentos de Comunicação como se expressar bem e ser compreendido e Comunicação não violenta consciência para agir, que está trilha na Alura me proporcionou.

1 resposta

Oi, Antenor! Tudo bem?

A sua atividade sobre Qualidade de escuta trouxe uma reflexão muito consistente sobre como a escuta pode sair do modo automático e se tornar uma prática mais consciente dentro da Teoria U.

A sua fala conecta bem escuta empática, escuta generativa e presença, que são habilidades importantes para lidar com problemas complexos, melhorar conversas profissionais e construir soluções com mais colaboração. Uma dica é escolher uma conversa do dia para praticar intencionalmente a escuta: antes de responder, observe seus julgamentos, faça uma pergunta aberta e confirme se compreendeu a ideia da outra pessoa; esse exercício ajuda a transformar a escuta em uma competência aplicada no cotidiano.

Em quais situações do seu trabalho você percebe que a escuta generativa pode trazer mais impacto?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!