Compartilho aqui a minha resolução para o exercício proposto sobre o Mapa de Empatia.
Para este desafio, decidi estruturar o exercício com foco no meu modelo de negócio: uma Empresa de Varejo Têxtil de Moda de Alto Padrão. O objetivo principal foi humanizar o perfil do meu cliente ideal e entender as suas dores e desejos para alinhar a minha estratégia de atração e o uso do CRM.
Abaixo, apresento uma das personas principais que desenhei a partir do modelo do Mapa de Empatia:
Persona: Mariana, 34 anos — A Advogada Corporativa (Consumidora VIP)
Perfil: Busca elegância discreta (quiet luxury), exclusividade e valoriza muito o seu tempo.
O que pensa e sente?
Pensa que a imagem profissional é o seu principal cartão de visitas e sente a necessidade de estar sempre impecável.
Valoriza a qualidade dos tecidos e o caimento perfeito acima de logotipos chamativos.
Tem receio de perder tempo em lojas físicas que não ofereçam um atendimento ágil e personalizado.
O que vê?
Vê referências de lifestyle de luxo e alfaiataria premium no Instagram e Pinterest.
Observa as suas clientes e colegas de trabalho vestindo marcas conceituais.
Vê anúncios de desfiles de moda e conteúdos de bastidores de grandes marcas digitais.
O que ouve?
Ouve de amigas que a consultoria de estilo personalizada poupa muito tempo no dia a dia.
Ouve críticas sobre o impacto ambiental e a falta de durabilidade da fast fashion.
Ouve podcasts sobre negócios, liderança feminina e tendências de mercado.
O que fala e faz?
Fala: Defende que prefere investir em "peças cápsula" de altíssima qualidade do que em quantidade.
Faz: Assiste a lives de lançamento de coleções, compra através de sites intuitivos e valoriza marcas que oferecem atendimento consultivo via canais diretos integrados.
Insight que tive ao responder o exercício:
Compreender estes quadrantes facilitou muito o desenho do meu Meio e Fundo de Funil. Sabendo que a Mariana "ouve" que a consultoria poupa tempo e "pensa" na imagem profissional, a nossa integração do Salesforce + GA4 deve disparar gatilhos automáticos oferecendo justamente um atendimento de Styling Consultative assim que ela demonstrar interesse nos vídeos conceituais dos estilistas.