Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Faça como eu fiz - MAPA DA EMPATIA

Compartilho aqui a minha resolução para o exercício proposto sobre o Mapa de Empatia.

Para este desafio, decidi estruturar o exercício com foco no meu modelo de negócio: uma Empresa de Varejo Têxtil de Moda de Alto Padrão. O objetivo principal foi humanizar o perfil do meu cliente ideal e entender as suas dores e desejos para alinhar a minha estratégia de atração e o uso do CRM.

Abaixo, apresento uma das personas principais que desenhei a partir do modelo do Mapa de Empatia:

Persona: Mariana, 34 anos — A Advogada Corporativa (Consumidora VIP)
Perfil: Busca elegância discreta (quiet luxury), exclusividade e valoriza muito o seu tempo.

O que pensa e sente?

Pensa que a imagem profissional é o seu principal cartão de visitas e sente a necessidade de estar sempre impecável.

Valoriza a qualidade dos tecidos e o caimento perfeito acima de logotipos chamativos.

Tem receio de perder tempo em lojas físicas que não ofereçam um atendimento ágil e personalizado.

O que vê?

Vê referências de lifestyle de luxo e alfaiataria premium no Instagram e Pinterest.

Observa as suas clientes e colegas de trabalho vestindo marcas conceituais.

Vê anúncios de desfiles de moda e conteúdos de bastidores de grandes marcas digitais.

O que ouve?

Ouve de amigas que a consultoria de estilo personalizada poupa muito tempo no dia a dia.

Ouve críticas sobre o impacto ambiental e a falta de durabilidade da fast fashion.

Ouve podcasts sobre negócios, liderança feminina e tendências de mercado.

O que fala e faz?

Fala: Defende que prefere investir em "peças cápsula" de altíssima qualidade do que em quantidade.

Faz: Assiste a lives de lançamento de coleções, compra através de sites intuitivos e valoriza marcas que oferecem atendimento consultivo via canais diretos integrados.

Insight que tive ao responder o exercício:
Compreender estes quadrantes facilitou muito o desenho do meu Meio e Fundo de Funil. Sabendo que a Mariana "ouve" que a consultoria poupa tempo e "pensa" na imagem profissional, a nossa integração do Salesforce + GA4 deve disparar gatilhos automáticos oferecendo justamente um atendimento de Styling Consultative assim que ela demonstrar interesse nos vídeos conceituais dos estilistas.

2 respostas

Olá, Danielly. Como vai? Agradeço por compartilhar sua atividade com a comunidade Alura.

Sua construção do Mapa da Empatia ficou muito bem direcionada e mostra uma boa conexão entre persona, comportamento de consumo e estratégia de CRM. Ao definir a Mariana como uma consumidora VIP, com foco em elegância discreta, exclusividade e otimização de tempo, você conseguiu humanizar o perfil do cliente ideal e transformar características abstratas em informações úteis para tomada de decisão.

Também achei muito interessante como você relacionou os quadrantes do mapa com ações práticas de funil de marketing. Quando você identifica o que a persona pensa, sente, vê, ouve, fala e faz, fica mais fácil criar comunicações personalizadas, ofertas relevantes e gatilhos mais coerentes dentro do CRM. A ideia de integrar Salesforce e GA4 para acionar um atendimento consultivo após o interesse em conteúdos específicos mostra uma ótima aplicação estratégica do exercício.

Sua análise ficou bem completa e alinhada ao objetivo da atividade. Qual quadrante do Mapa da Empatia você sentiu que trouxe mais insights para pensar nas ações de relacionamento com essa persona?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos.

Gostei bastante, seu mapa ficou extremamente bem estruturado.