1
resposta

Faça como eu fiz

1. Informações sobre o negócio

Meu negócio é voltado para oferecer serviços e soluções que ajudam empresas a melhorar seus processos e organizar melhor o relacionamento com seus clientes. O foco principal é atender empresas que desejam aumentar a produtividade, melhorar os resultados e oferecer uma experiência mais eficiente para seus consumidores.

1. Definindo Personas

Meu cliente ideal são empresas que precisam otimizar seus processos internos, melhorar o atendimento e acompanhar resultados de forma mais estratégica. Normalmente, procuro conversar com gestores, responsáveis pela tomada de decisão ou pessoas que tenham influência direta na escolha das soluções utilizadas pela empresa.

1. Jornada de Compra

A experiência que desejo oferecer é baseada em confiança, suporte e praticidade. Quero que o cliente perceba que a solução realmente ajuda a resolver problemas do dia a dia e melhora os resultados da empresa. Desde o primeiro contato, o objetivo é oferecer um atendimento próximo, entender as dores do cliente e apresentar soluções que façam sentido para sua necessidade.

1. Topo do Funil - Atrair

O objetivo nesta etapa é chamar a atenção do público e gerar interesse pela marca. Para isso, podem ser utilizados conteúdos em redes sociais, anúncios, vídeos explicativos e materiais educativos relacionados aos desafios enfrentados pelas empresas.

1. Meio do Funil - Relacionar

Nesta etapa, o foco é criar conexão e mostrar como a solução pode ajudar o cliente. Algumas estratégias são demonstrações do serviço, reuniões, envio de conteúdos mais detalhados e apresentações com foco nas necessidades do cliente.

1. Fundo do Funil - Converter

O objetivo é transformar o interesse em venda. Para isso, podem ser utilizados testes, propostas personalizadas, condições especiais e acompanhamento próximo durante a tomada de decisão.

1. Pós-venda e Fidelização

Depois da venda, é importante manter um relacionamento próximo, acompanhar resultados e garantir que o cliente continue satisfeito. Isso ajuda na fidelização, no aumento da confiança e também em futuras indicações.

1 resposta

Oi, Nicole! Como vai?
Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da forma como você estruturou o funil, conectando atração, relacionamento, conversão e pós-venda com o tipo de solução que o seu negócio oferece. A proposta demonstra uma preocupação genuína em entender as dores das empresas, criar confiança no atendimento e manter um relacionamento próximo mesmo depois da venda. Esse cuidado com toda a jornada de compra é exatamente o que diferencia negócios que crescem de forma sustentável, especialmente quando o foco está em melhorar os processos e os resultados dos clientes.

Qual das etapas do funil você acredita que será mais desafiadora de colocar em prática no seu negócio?

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!