Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Evitar a abordagem de "do contra"

1. Qual das formas de discordância você acredita que você utilizou nas situações de conflito mais recentes no seu trabalho?Em situações de conflito mais recentes no meu trabalho, acredito que a forma de discordância que mais utilizei foi a contra argumentação. Geralmente, tento apresentar argumentos e justificativas embasadas para defender meu ponto de vista e resolver a questão de forma construtiva, sem perder o foco no problema.

2. Se esses conflitos estivessem ocorrendo hoje, através do seu conhecimento sobre a hierarquia de discordância de Paul Graham, o que você mudaria em relação à abordagem da sua discordância e por qual delas você optaria?Se esses conflitos estivessem ocorrendo hoje, eu procuraria evitar a abordagem de "do contra", que pode ser improdutiva e gerar um sentimento de que nada foi resolvido. Optaria por refutar o ponto central, se for necessário, mas sem perder a objetividade e respeitando o espaço de argumentação construtiva. Acredito que, ao refutar o ponto central com base em uma análise lógica, posso manter o foco na resolução e no alinhamento das ideias, promovendo uma discussão mais saudável e produtiva.

1 resposta
solução!

Olá, Iaquine! Como você está?

Parabéns por colocar "a mão na massa" nessa atividade! Você já está no caminho certo ao utilizar a contra argumentação nas suas situações de conflito. Essa abordagem é bastante construtiva, pois permite que você apresente argumentos e justificativas embasadas, mantendo o foco na resolução do problema.

A sua intenção de evitar a abordagem de "do contra" e optar por refutar o ponto central é uma boa escolha. Refutar o ponto central ajuda a manter a discussão objetiva e focada, promovendo um ambiente de diálogo mais saudável e produtivo.

Por exemplo, se você estiver em uma reunião e alguém apresentar uma ideia com a qual você discorda, em vez de simplesmente dizer "não concordo", você pode identificar o ponto central da ideia e apresentar uma refutação lógica e bem fundamentada. Isso não só demonstra respeito pela opinião do outro, mas também enriquece a discussão com diferentes perspectivas.

Agradecemos por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura!

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Um abraço e bons estudos!