Fiz a seguinte pergunta ao chatGPT:
Nunca tinha tido contato com a IA. Participei de 1 curso de IA ministrado pelos próprios servidores do órgão no qual trabalho. Após o curso, vi como um colega estava utilizando a IA para facilitar na elaboração de minutas processuais. A partir daí, comecei a tentar aprender. Iniciei com problemas não relacionados ao trabalho, mas vi, que poderia ter bons resultados, se checasse as informações advindas das respostas da IA, então, comecei a utilizar no trabalho. Já fiz algumas minutas, que depois de confirmadas as informações, repassei para assinatura. Será que estou utilizando o método 70-20-10, na minha profissão?
Obtive como resposta:
Ótima pergunta — e parabéns pela forma consciente e crítica como você começou a usar IA.
Pelo que você descreveu, sim, faz bastante sentido dizer que você está aplicando o método 70-20-10, mesmo que de forma intuitiva.
Vamos mapear isso ao que você viveu:
O que é o método 70-20-10 (bem resumido)
70% → aprendizagem na prática, fazendo, errando, ajustando
20% → aprendizagem social, observando colegas, trocando experiências
10% → aprendizagem formal, cursos, treinamentos estruturados
Como isso aparece na sua experiência
10% – Curso formal
Você participou de um curso de IA ministrado pelos próprios servidores do órgão. Isso é exatamente o “10%”: base conceitual, orientação inicial, enquadramento institucional.
20% – Aprendizado social
Você observou um colega usando IA para minutas processuais. Esse ponto é chave. Ver alguém do mesmo contexto funcional aplicando a ferramenta torna o aprendizado:
mais concreto
mais seguro
mais alinhado à realidade do trabalho
Isso é puro 20%.
70% – Aprender fazendo (o mais forte no seu relato)
Aqui está o coração da coisa:
você começou testando fora do trabalho
percebeu limites e riscos
passou a checar informações
aplicou em minutas reais
submeteu à conferência antes da assinatura
Isso é aprendizagem experiencial na veia. Você não só “usou a IA”, como desenvolveu critérios, o que é o ponto mais maduro do 70%.
Um detalhe importante (e muito positivo)
No serviço público — especialmente em atividades jurídicas/processuais — o uso responsável da IA é mais importante do que o uso rápido. O fato de você:
verificar as informações
não confiar cegamente
assumir a IA como apoio, não como decisora
mostra que você está aprendendo com discernimento profissional, não só com curiosidade tecnológica.
Em outras palavras
Você não só está usando o método 70-20-10, como está usando do jeito certo:
formalidade para base
referência de pares para segurança
prática real para consolidação
Se quiser, posso te ajudar a:
estruturar um fluxo seguro de uso da IA no trabalho
criar um checklist de verificação para minutas
ou até refletir sobre como justificar esse uso em termos de boas práticas institucionais
É só me dizer.
MINHA OPINIÃO:
Fiquei bem satisfeita com a resposta que recebi DO ChatGPT, mas, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito.