Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Escuta Ativa

Resumindo - Passos práticos para escutar melhor:

Elimine distrações: guarde o celular, afaste notificações, desligue a conversa interna.

Crie um ambiente seguro: demonstre acolhimento com postura aberta e contato visual.

Escute além das palavras: perceba gestos, silêncios, pausas e tensões.

Não julgue: adie conclusões — compreender vem antes de opinar.

Pergunte com curiosidade: aprofunde o diálogo com perguntas respeitosas.

Use a linguagem corporal com intenção: mostre presença e disponibilidade.

Pratique a empatia ativa: tente perceber a experiência emocional do outro, mesmo sem vivê-la.

Ofereça um feedback sensível: evite correções ou conselhos imediatos — faça críticas construtivas ou elogios.

2 respostas
solução!

Jamile, seu resumo está incrível! Clareza, objetividade e, ao mesmo tempo, profundidade — é um verdadeiro guia prático para quem quer aprender a escutar de verdade, e não só "ouvir por ouvir".

Me chamou atenção especialmente o ponto sobre não julgar e adiar conclusões. Muitas vezes a gente escuta já preparando uma resposta ou interpretação, e isso nos desconecta do que está sendo dito. É como se o outro estivesse falando, mas a gente estivesse dentro da própria cabeça.

Também gostei muito do lembrete sobre usar a linguagem corporal com intenção — às vezes achamos que basta estar presente fisicamente, mas o corpo também comunica atenção, respeito e interesse.

Parabéns pela síntese! Já salvei aqui para reler sempre que precisar me reconectar com a escuta empática

O roteiro eu já tenho, Rs. Agora vem o principal, praticar a escuta ativa, recurso essencial para uma comunicação plena.