Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

ERRO 422

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadePra quem tiver este problema basta trocar a estrutura de "Multipart Form" para "Form URL Encoded" e clicar em send que vai!

OBS: No meu está "localhost:8080/usuario" na porta 8080 pois a minha porta 3000 está em uso! por isso troquei no server.js

5 respostas

Não funcionou no meu caso. Esse curso é uma piada.

Eu só consegui criar um usuário fazendo um POST com envio dos dados no formato JSON. Para isso eu precisei também incluir app.use(express.json()) no app.js para que a aplicação faça o parse do body, ao receber dados no formato JSON.

Body do POST:

{
  "nome":"Andrew",
  "email":"andrew@alura.com.br",
  "senha": "123123123"
}

Alteração do app.js:

app.use(
  express.json(),
  bodyParser.urlencoded({
    extended: true,
  })
);

No formato de dados form, o POST não foi de jeito nenhum. Testei com Postman e ThunderClient.

Talvez possa ser as versões das dependências, nas primeiras aulas tem uma que é "preparando o ambiente" mesmo depois de ter baixado o projeto era necessário apagar as dependências que estavam e dar vários comandos "npm install" no terminal pois algumas das dependências que foram utilizadas na criação do curso estão depreciadas. O dependencies no packaje.json fica assim: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aqui tá o link da pagina que está com os comandos, só dar scroll pra baixo https://cursos.alura.com.br/course/node-jwt-autenticacao-tokens/task/74614

solução!

Agradeço pela pronta resposta dos colegas acima, no entanto, mesmo com essas alterações (Dependências e versões estão corretas e já alterei o arquivo app.js) , a requisição POST continua retornando "erro 422- é necessário preencher o campo senha". Bugs são coisas naturais por aqui, fazem parte do processo, no entanto, este não é o padrão dos cursos que estou acostumado a ver por aqui. Está muito, mas muito ruim mesmo. E o que mais me frustou aqui foi total descaso da Alura como empresa na hora de auxiliar nós alunos/clientes. Não sou o único que está enfrentando esse problema, vi vários posts sem resposta dos ilustres intrutores, e os que tinham, eram respostas sem uma solução efetiva. Soma-se a isso, um instrutor nas vídeo-aulas com uma didática que varia entre medíocre e ruim, com absoluta falta de precisão na linguagem na hora de explicar conceitos chaves. Por fim, o próprio código disponibilizado pela plataforma não pode ser usado como referência pois o mesmo apresenta erros. Faltou responsabilidade da empresa para com seus clientes. Era para ser um curso de nível mais avançado e a empresa entregou um show de horrores. Finalmente, lembro aos digníssimos representantes da plataforma, que se o propósito da empresa é disseminar conhecimento para formar profissionais de qualidade, talvez seja uma boa ideia dar uma atenção maior no controle de qualidade do produto que vocês entregam. Respeitem seus alunos e entreguem o que estão sendo pagos para entregar, e não esse show de horrores.

Marcar como solução porque já perdi horas também com bugs que não se tratavam de bugs ou erros de sintaxe ou slá, mas sim falta de atualização dos cursos. Deveria ter um período máximo que um curso ficaria na plataforma, sendo atualizado e colocado um novo, sendo igual, no entanto solucionando erros como de versão ou depreciação de alguma coisa do curso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software