Eu pesquisei mas não consegui entender, qual algoritmo usado na função hash do bcrytp?(Por exemplo: md5, entre outros)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu pesquisei mas não consegui entender, qual algoritmo usado na função hash do bcrytp?(Por exemplo: md5, entre outros)
Oi, Tarique! Tudo bem?
Desculpa a demora por um retorno.
O bcrypt não utiliza um algoritmo de hash específico, como MD5 ou SHA-256. Em vez disso, ele implementa uma função de hash adaptativa chamada "bcrypt" (ou "Blowfish-crypt"). O bcrypt é um algoritmo de hash de senha projetado para ser lento e resistente a ataques de força bruta.
O bcrypt usa uma combinação do algoritmo de cifra Blowfish e uma função de derivação de chave adaptativa (key stretching) para armazenar senhas de forma segura. Ele foi desenvolvido para ser deliberadamente lento, a fim de tornar os ataques de força bruta mais difíceis e demorados.
A função de derivação de chave adaptativa do bcrypt incorpora um fator de custo, que determina o número de iterações que serão executadas durante o processo de hash. Quanto maior o fator de custo, mais lenta será a função de hash e mais segura será a senha resultante. Isso ajuda a proteger contra ataques de força bruta, pois o tempo necessário para testar várias senhas é aumentado significativamente.
É importante notar que o bcrypt é um algoritmo de hash específico para senhas, projetado para armazenar senhas com segurança. Não é adequado para outros fins de hash, como verificação de integridade de dados. Para esses casos, outros algoritmos de hash, como SHA-256, são mais comumente utilizados.
Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!