Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

dúvida segurança navegação por get

Tenho uma dúvida em relação a navegação com o método GET envolvendo segurança da informação, já inclusive perguntei sobre isso no GUJ e já tive mais ou menos uma ideia do que fazer, mas gostaria da opinião do tutor ou dos amigos do curso, suponhamos a seguinte situação: uma clínica disponibiliza os resultados dos exames on-line, cada pacientetem seu login e senha, vamos ter também dois usuarios: Astrogildo(id=1) e Tibério(id=2), após fazer o login o usuario é redirecionado para a url: www.clinica.com.br/exames/{id} ou seja

a url do Astrogildo é www.clinica.com.br/exames/1 e do Tibério é www.clinica.com.br/exames/2 , oque acontece é que se Tibério for lá na url e digitar

www.clinica.com.br/exames/1 ele vai visualizar os exames do Astrogildo, coisa que não é nenhum pouco legal pois os resultados dos exames do Astrogildo só dizem respeito a si próprio.

A solução Braçal é toda vez que eu entar nessa url é eu verificar se esse id que vem no request bate com o id do usuario da sessão e caso negativo redirecionarpara a página de acesso negado, mas teria que replicar essa validação chata por toda a aplicação, existe alguma forma mais prática de fazer esse tipo de validação? consigo fazer usso em um filtro ou no interceptor?

2 respostas

vocé pode sempre verificar se o id for diferente do id logado quando for cliente ele vai redirecionar para pagina principal ou uma pagina de errou , ou vc pode transforma o id em um hash e decodificada no seu controlador

solução!

pois é, é justamente isso que quero evitar, é muito maçante ,gostaria de fazer algo mais automático e reutilizavél, no GUJ encontrei um cara que tinha essa dúvida parecida com a minha, http://www.guj.com.br/27235-controle-de-seguranca-de-acesso-as-urls-no-vraptor

com o Vraptor ele usou o pluguin bruthauth, agora com o spring mvc não sei por onde começar, não sei se poso fazer isso de dentro de um interceptor ou filtro

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software